UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Michele Lidiane da Silva
Titulo O GÊNERO AUTOCONFRONTAÇÃO SIMPLES COMO INSTRUMENTO NA TRANSFORMAÇÃO DO TRABALHO DO PROFESSOR COORDENADOR
Orientador(a) Profa. Dra. Anise de Abreu Gonçalves D\\\\\\\'Orange Ferreira
Data 19/08/2016
Resumo RESUMO

O principal objetivo desta tese é demonstrar a ressignificação do trabalho realizado do Professor Coordenador de uma escola pública do Estado de São Paulo por meio da análise linguística de sessões da autoconfrontação simples (ACS). Demonstra-se também que a ACS não é um procedimento apenas de intervenção no estudo da psicologia do trabalho, mas um gênero complexo secundário da comunicação, do qual o Professor Coordenador (PC) pode fazer uso para o seu desenvolvimento profissional no ambiente escolar. A análise do trabalho, por meio da linguagem, é sustentada teoricamente pela abordagem bakhtiniana do discurso, que engloba os conceitos de interação verbal, enunciado, dialogismo, tema, estilo, historicidade do sentido, gênero e a translinguística. Dentro desse quadro teórico, os postulados linguísticos hallidianos, com base na linguística sistêmico – funcional, foram utilizados como teoria complementar para a realização da análise translinguística, estabelecendo as relações dialógicas entre os enunciados e os elementos extralinguísticos da situação de comunicação. E, para concluirmos, verificamos como as dimensões do trabalho, (trabalho prescrito, trabalho realizado e trabalho real), aportes teóricos da Clínica da Atividade, definiam o trabalho do PC e como a questão do ressentimento poderiam ser observados nos enunciados. Como metodologia de pesquisa, definimos um plano de pesquisa de campo baseado nas etapas de realização da autoconfrontação simples na escola. apresentamos a descrição da instituição escolar e da unidade escolar pesquisada, bem como dos sujeitos de pesquisa e da função do Professor Coordenador. Explicitamos os objetivos e as perguntas de pesquisa, fazendo alguns esclarecimentos sobre a demanda e a constituição do grupo de pesquisa. A constituição do nosso corpus se deu quando iniciamos os procedimentos interventivos na escola pesquisada, com as filmagens das reuniões de ATPC. Posteriormente, realizamos a sessão de autoconfrontação simples com o PC e o vídeo gravado na ACS serviu-nos como corpus final de análise após sua transcrição. Como resultados, verificamos que o Professor Coordenador é um profissional que vive sob pressão constante de vários segmentos do ambiente escolar: instituição, direção, professores, pais, alunos, além de ter de gerenciar muitas tarefas que não são de sua atribuição como PC. Esses segmentos são vozes que ficam na sua memória cognitiva e que são externalizados no momento da autoconfrontação, na realização da interação verbal, do diálogo. É um profissional que tenta buscar alternativas para transformar seu trabalho mesmo passando por um estágio de ressentimento, onde tem que se reerguer todos os dias. Sendo assim, cria-se um ou vários gêneros de sua profissão na tentativa de se reposicionar e de reorganizar sua função. Deste modo, a autoconfrontação simples passa a ser um gênero de uma situação complexa de comunicação que pode ser acionado no momento em que o PC achar relevante, auxiliando-o no seu dia a dia.

Palavras – chave: gênero – interação verbal – diálogo - transformação


ABSTRACT

The main objective of this thesis is to demonstrate the reinterpretation of the work of Professor Coordinator of a public school of the State of São Paulo through linguistic analysis sessions of simple self-confrontation (SSC). It is also demonstrates that SSC is not just an intervention procedure in the labor study of psychology, but a secondary complex communication genre, which Professor Coordinator (PC) can use for their professional development in the school environment. The analysis of the work, through language, is supported in theory by Bakhtin's approach to discourse, which encompasses the concepts of verbal interaction, utterance, dialogism, theme, style, historicity of meaning, gender and lingual. Within this theoretical framework, the hallidianos linguistic postulates, based on systemic linguistics - functional, were used as a complementary theory to the realization of linguistic analysis, establishing the dialogical relations between the statements and the extralinguistic elements of the communication situation. And to conclude, we see how the dimensions of the work (prescribed work, work and real work), theoretical contributions of Activity Clinic, defined the PC work and how the issue of resentment could be observed in the statements. As research methodology, we define a field research plan based on the realization of stages of simple self-confrontation at school. We present the description of the school and the school unit searched, as well as research subjects and the role of Professor Coordinator. Made explicit the objectives and research questions, doing some clarification on the demand and the establishment of the research group. The constitution of our corpus was when we started the interventional procedures in the research school, with filming of ATPC meetings. Later, we made a simple self-confrontation session with the PC and the video recorded in the ACS served us as the final corpus analysis after its transcription. As a result, we find that Professor Coordinator is a professional who lives under constant pressure from various segments of the school environment: institution management, teachers, parents, students, and having to manage many tasks that are not your assignment as PC. These segments are voices that stay in your memory and cognitive that are externalized at the time of self-confrontation, the realization of verbal interaction, dialogue. It is a professional trying to find alternatives to make their work even going through a stage of resentment, which have to rebuild every day. Thus, it creates one or more genres of their profession in an attempt to reposition and reorganize its function. Thus, the simple self-confrontation becomes a kind of a complex situation of communication that can be triggered when the PC find relevant, assisting you in your day to day.

Keywords: gender - verbal interaction - dialogue - transformation
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara