UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Leonardo Arctico Santana
Titulo A Variação Pronominal Tu/Você e Nós/A gente em Livros Didáticos de Português como Língua Estrangeira 
Orientador(a) Nildiceia Aparecida Rocha
Data 31/05/2016
Resumo RESUMO

Com as políticas linguísticas favorecendo o ensino e aprendizagem da língua portuguesa no cenário mundial, observa-se um intenso desenvolvimento na área de estudos sobre Português como Língua Estrangeira (PLE). No entanto, alguns aspectos sobre essa questão demandam avanços, como, por exemplo, a elaboração de livros didáticos (doravante LD) com enfoques metodológicos mais atualizados e sensíveis às variedades linguísticas. Assim, é proposto neste trabalho, observarmos como a variação dos pronomes “tu/você” e “nós/a gente” é mostrada por três livros didáticos de PLE de diferentes abordagens de ensino. Para isso, foi proposto primeiramente, um mapeamento sociolinguístico, construído a partir de diversos trabalhos já publicados sobre o assunto, a fim de identificar como se apresenta esta variação na fala brasileira. E, em seguida, tais dados foram contrapostos aos encontrados nos LDs de PLE. Considerando o mapeamento, concluímos que o uso da forma inovadora você tende a se sobrepor ao uso da forma conservadora tu, mas a realidade linguística do PB pressupõe uma variação pronominal nesse aspecto. Em relação às nós e a gente, o retrato sociolinguístico brasileiro não prevê estratificação regional, estando as duas formas em variação no PB. Quanto aos LDs, observamos que o primeiro livro não apresenta critérios metodológicos para a abordagem desses pronomes. O segundo mostra um comprometimento maior com o que é descrito em suas apresentações, além de propor exercícios que mostrem as ambiguidades do pronome “a gente”. Por fim, no terceiro livro, vimos que embora este mostre algumas variedades (brasileira e portuguesa), somente isso não contribui para um referencial linguístico adequado.

Palavras-chave: Português como Língua Estrangeira; Variação Pronominal; Livro Didático.


ABSTRACT

With language policies favoring the teaching and learning of the Portuguese language in the international arena, there is an intense development in the field of study of Portuguese as a Foreign Language (PLE). However, some aspects of this issue demand advances, for example, the preparation of textbooks (from now on LD) with more updated and sensitive to linguistic varieties methodological approaches. Thus, it is proposed in this research, we observe how the pronominal variation "tu / você" and "nós / a gente" is shown in three PLE textbooks of differents teaching approaches. For this, it first proposed a sociolinguistic map, constructed from several studies published on the subject in order to identify how this variation is presented in the Brazilian speech. And then, these data are compared to those found in PLE LD. Considering the mapping, we conclude that the use of the innovative way “você” tend to overlap the use of conservatively “tu”, but the Brazilian Portuguese reality presupposes a pronominal variation in this respect. In relation to “nós” and “a gente”, the Brazilian sociolinguistic picture does not provide regional stratification, with the two forms of variation in BP. As for LDs, we note that the first book does not present methodological criteria for addressing these pronouns. The second shows a greater commitment to what is described in their presentations, in addition to proposing exercises that show the ambiguities pronoun "we." Finally, in the third book, we saw that although this show some varieties (Brazilian and Portuguese), only it does not contribute to an appropriate linguistic reference.

Key words: Portuguese as foreign language; Pronominal variation; Coursebook
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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