UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Schneider Pereira Caixeta
Titulo "AGORA EU FIQUEI DOCE": O DISCURSO DA AUTOESTIMA NO SERTANEJO UNIVERSITÁRIO
Orientador(a) Luciane de Paula
Data 07/04/2016
Resumo Resumo
Este trabalho visa analisar o discurso das canções do sertanejo universitário no que tange à temática da autoestima masculina e feminina como constituição e expressão de identidades sertanejas contemporâneas. Enquanto no sertanejo de raiz as letras abordam temas como os prazeres e as dificuldades da vida no campo, no sertanejo romântico, os temas centrais são o amor não correspondido e a traição. Já os “universitários do sertão” cantam sobre prosperidade, baladas e poligamia, com um evidente enaltecimento à autoestima. Tendo consciência de que nas letras de canções encontramos “concepções de enorme importância para os ouvintes como meio de transmissão de novos ou tradicionais valores em curso” (MEDINA, 1973, p. 22 apud ROCHA; FERNANDES, 2009, p. 1224), é possível afirmar que, ao analisar as canções, podemos entrar em contato com os valores sociais vigentes. E mais: em se tratando de cultura de massa, como é o caso do sertanejo universitário, essa exposição da realidade se dá de forma muito mais ampla. Tendo a Análise Dialógica do Discurso como embasamento teórico, adentra-se o universo do discurso e entende-se o enunciado, o signo ideológico, a cultura e o(s) sujeito(s) expressos nas canções que constituem o corpus de pesquisa, formado por três canções (interpretadas por sujeitos masculinos) e quatro respostas a estas canções (interpretadas por sujeitos femininos), publicadas no site de vídeos youtube.
Palavras-chave: Análise do discurso; Canção; Sertanejo Universitário; Bakhtin; Gêneros; Indústria Cultural.

Abstract
This paper analyzes the discourse of the songs from “sertanejo universitário” music genre, which has an abundance of songs in which the theme self-esteem is massively present and represents the contemporary identities of their producers/consumers. While the first phase of this genre, known as “sertanejo de raiz”, normally covers topics such as the pleasures and difficulties of life in the countryside, in its second phase, “sertanejo romântico”, the main topics are unrequited love and betrayal. The new phase of this genre talks about prosperity, parties and polygamy, with an enhancement of self-esteem. Being aware that in lyrics it’s possible to find "extremely important concepts for listeners as a means of transmission of traditional or new values" (MEDINA, 1973, 22 cited ROCHA and FERNANDES, 2009, p 1224), it can be said that, by analyzing the songs, it’s possible to verify current social values. When it comes to mass culture, such as “sertanejo universitário”, this exposure of reality occurs in a much broader way. Having Dialogic Analysis as a theoretical basis, we enter the universe of discourse and discuss the culture and subjects expressed in the songs that are the corpus of this research: three songs (performed by male singers) and four replies to these songs (sung by female singers), uploaded in the youtube website.
Keywords: Discourse analysis; Song; Sertanejo Universitário; Bakhtin; Genres; Cultural industry.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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