UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marilurdes Cruz Borges
Titulo GÊNEROS DO DISCURSO EM DIÁLOGO NA SEÇÃO O PORTUGUÊS É UMA FIGURA: o jornalístico, o científico e o pedagógico, no discurso de Marcílio Godoi, na revista Língua Portuguesa
Orientador(a) Profa. Dra. MARINA CELIA MENDONÇA
Data 29/07/2015
Resumo RESUMOrnrnA presente pesquisa tem como proposta investigar e analisar o sentido e o projeto de dizer do autor-criador da seção O português é uma figura, publicada mensalmente na revista Língua Portuguesa. Objetiva ainda verificar como o enunciado concreto, instaurado na seção, dialoga com diferentes esferas de atividade e gêneros discursivos e como responde às práticas didático-pedagógicas no ensino de língua portuguesa e literatura. A observação dos atos responsivos e das relações dialógicas materializadas na seção permitiu-nos compreender como as práticas educacionais são refletidas e ressignificadas pelo enunciado de Marcílio Godoi, na revista Língua Portuguesa. Questões sobre autor e herói, diálogo, ato responsivo, esfera de atividade, enunciado concreto e gênero discursivo, apresentadas por Mikhail Bakhtin e demais integrantes do Círculo de Bakhtin, são fundamentos teóricos deste trabalho. O corpus de análise é composto por algumas colunas publicadas na seção O português é uma figura, no período compreendido entre maio de 2008 e dezembro de 2014, embora o trabalho investigativo, para conhecer o projeto editorial da revista, tenha contemplado todos os periódicos da revista Língua Portuguesa da edição n.1 à edição n.110. A pesquisa desenvolvida tem caráter analítico-interpretativo, em que o corpus é ampliado pelo cotejamento de textos literários e críticos e as relações dialógicas são observadas em diferentes instâncias: entre os enunciados que compõem a seção – caricatura, citação e perfil biográfico –; entre a seção e a proposta enunciativa da revista; entre a seção e as esferas jornalística, científica e educacional; e entre a seção e alguns gêneros discursivos próprios de cada esfera de comunicação. Durante o percurso de análise e interpretação, algumas hipóteses levantadas acerca do sentido e do projeto de dizer do autor-criador da seção O português é uma figura são confirmadas, visto que, nos diálogos empreendidos e nas diferentes manifestações da linguagem materializadas, sobrepôs-se a atitude responsiva do autor-criador da seção junto ao seu suporte – a revista Língua Portuguesa – em face das práticas pedagógicas propostas e discutidas nos PCNEM. rnrnPalavras – chave: Diálogo; ato responsivo; esfera de atividade; enunciado; gênero discursivo.rnrnrnrnrnrnrnrnrnrnrnABSTRACTrnrnThe present research aims at investigating and analysing the sense and the saying project of the author-creator of the section Portuguese is a figure, monthly published in Língua Portuguesa magazine. It also aims at verifying how the concrete enunciate, established in the section, dialogues with different activities and discursive genres and how it answers the didactial-pedagogical practices in the teaching of Portuguese and Portuguese Literature. The observation of the responsive acts and dialogical relations which are shown in the section, let us comprehend how the educational practices are reflected and resignified by Marcílio Godoi´s enunciate, in the Língua Portuguesa magazine. Questions on author and heroe, dialogue, responsive act, activity field, concrete enunciate and discursive genre, presented by Mikhail Bakhtin and his followers of the Bakhtin Circle, are the theoretical foundations of the investigation. The corpus of analysis is built by some sections published on Portuguese is a figure, from May, 2008 to December, 2014, although the research, in order to know the editing project of the magazine, has contemplated all the publications of the magazine, from n.1 to n.110. The developed investigation aims to be analytical-interpretative, in which the corpus is expanded by literary and critical texts and the dialogical relations are observed in different view points: through the enunciates which are in the section – caricature, citation and biographical profile –; through the section and the enunciative proposal of the magazine; through the section and the journalistic, scientific and educational fields; through the section and some discursive genres that are typical of each communication field. In the analysis and interpretation, some hypothesis which came up in terms of the sense and the saying project of the author-creator of the section Portuguese is a figure, are confirmed, taking into account that, in the dialogues and the various materialized language manifestations, the responsive attitude of the author-creator is overlaped together with its holder – Língua Portuguesa magazine – in relation with the pedagogical practices that are proposed and discussed in the PCNEM. rnrnKey –words: Dialogue; responsive act, actvity field; enunciate; discursive genre.rn
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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