|
|
Aluno(a) |
Alessandra Jacqueline Vieira |
Titulo |
EXPLICAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO NA LINGUAGEM DA CRIANÇA: DIFERENÇAS E INTERSECÇÕES EM DOIS ESTUDOS DE CASO |
Orientador(a) |
Prof. Dra. ALESSANDRA DEL RÉ |
Data |
25/05/2015 |
Resumo |
RESUMOrnrnA partir de uma perspectiva dialógico-discursiva (BAKHTIN, 1988; BRUNER, 1991, 2004; FRANÇOIS, 1994) que leva em consideração os movimentos dialógicos e o encadeamento dos enunciados, pretendemos, neste trabalho, estabelecer uma relação entre as explicações e argumentações, produzidas na fala de crianças em processo de aquisição da linguagem, e identificar em que medida é possível aproximar e distanciar essas noções presentes no discurso infantil, na tentativa de revelar, assim, suas contribuições para o desenvolvimento linguístico da criança. Para tanto, analisaremos os dados de duas crianças, sendo uma falante do português (G., 24-37 meses) e a outra do francês (M., 23-36 meses). Os dados foram transcritos a partir da ferramenta CHAT (CLAN) e em seguida analisados a partir de categorias de análise elaboradas a partir de nossa abordagem teórica. Em um primeiro momento, observamos de que forma a explicação e a argumentação foram abordadas em trabalhos anteriores, especialmente na França, onde notamos que a maior parte dos autores refere-se a ambos como conceitos similares. Porém, partindo da perspectiva de Leitão (2000, 2001, 2007a, 2007b, 2008), e em concordância com ela, questionamos tal procedimento, revelando, por meio da análise dos dados, que há diferenças relevantes e que ignorá-las – já que elas são difíceis de serem apreendidas – faz com que deixemos de lado importantes nuances linguageiras na fala da criança. Os resultados revelam que a argumentação e a explicação são utilizadas pelas crianças desde muito cedo e que, apesar de possuírem similaridades, especialmente pelo uso do porque, elas se diferenciam pelo fato da argumentação possui em seu cerne a oposição de ideias e defesa de argumentos, diferente da explicacão, que está ligada à causa e à razão das coisas e acontecimentos.rnrnPalavras – chave: Argumentação. Explicação. Singularidade. Aquisição. Criança.rn |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|