UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Thaís de Mendonça Faria
Titulo A LEXICOGRAFIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA: UM OLHAR SOBRE O USO DO DICIONÁRIO NA SALA DE AULA
Orientador(a) Odair Luiz Nadin da Silva
Data 29/04/2015
Resumo Pesquisa científica de base qualitativa que surgiu da reflexão sobre a importância da disciplina Lexicografia na formação de futuros professores de espanhol como língua estrangeira (E/LE), bem como a utilização de dicionários na sala de aula. Para tanto, aplica-se o primeiro questionário no qual pretende-se observar (i) o conhecimento prévio dos futuros professores em relação ao uso do dicionário em sala de aula; (ii) se utilizariam e se usariam esta ferramenta didática em suas práticas docentes; (iii) qual seria/será a finalidade da inclusão deste material em aula e, por fim, (iv) se estes alunos teriam interesse em participar de um curso teórico-prático de formação inicial em Lexicografia Pedagógica. Realiza-se, assim, dois cursos teórico-práticos nas modalidades de Extensão e Minicurso na Faculdade de Ciências e Letras (Campus Araraquara), nos quais discute-se sobre conceitos básicos de Lexicografia, sobre o uso do dicionário em sala de aula e, ainda, sobre as atividades que corroboram para o uso desse material didático nas aulas de (E/LE). Ao final de cada modalidade do curso, aplica-se o segundo questionário a fim de detectar as prováveis mudanças de opinião ou de motivação com relação ao uso do dicionário em sala de aula. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram os questionários (inicial e final), as notas de campo e as atividades elaboradas pelos futuros professores. Por meio de análises qualitativas e quantitativas chega-se à conclusão de que os graduandos se sentem despreparados no que diz respeito ao uso do dicionário em classe e, dessa forma, observa-se também que há uma necessidade de formação para a capacitação para o uso desse material didático, já que, assim, o futuro professor poderá potencializar o ensino de vocabulário nas aulas de E/LE por meio de atividades que utilizem o dicionário.rnrnPalavras-chave: Lexicografia Pedagógica. Formação de professores. Uso de dicionário em sala de aula.
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara