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Aluno(a) |
Patrick Paiva De Oliveira |
Titulo |
LENDAS PARA CANTAR: Uma análise dialógica do discurso das canções amazônicas de Waldemar Henrique |
Orientador(a) |
Profa. Dra. LUCIANE DE PAULA |
Data |
30/04/2015 |
Resumo |
RESUMOrnrnMobilizando conceitos que integram a malha teórico-reflexiva desenvolvida pelo Círculo de Bakhtin, o presente trabalho visa compreender como se constituiu a canção brasileira, enquanto gênero lítero-musical no início do século XX. As canções, para canto e piano, que serão analisadas estão registradas em partituras e integram a série “Lendas Amazônicas” compostas por Waldemar Henrique. Foram produzidas entre as décadas de 1930 e 1940, momento em que as manifestações artísticas e culturais são fomentadas pela política econômica instaurada pela Era Vargas e servem de propaganda para a consolidação de um discurso nacionalista. Pretendemos, ainda, compreender de que modo os mitos e lendas da literatura oral são incorporados e reelaborados na produção das canções, a partir da relação recíproca estabelecida entre os gêneros primários e secundários. Nossa metodologia de trabalho é de caráter qualitativo e visa (por meio da abordagem dialético-dialógica) descrever, analisar e interpretar as canções. Uma vez que nosso objeto de pesquisa é composto por planos semióticos heterogêneos, nossas análises serão realizadas em dois grandes níveis: o verbal e o musical apenas por caráter metodológico uma vez que compreendemos a canção como um objeto ético e estético que situa-se histórico e socialmente por meio da mescla simultânea de seus dois planos. A canção será entendida como um signo ideológico que possui uma dupla materialidade (pelo menos) – a verbal (letra do poema) e a musical (concretizada pelos elementos musicais que a constituem: melodia, harmonia, ritmo, acompanhamento, etc.). rnrnPalavras – chave: análise dialógica do discurso; gêneros discursivos; música brasileira; canção; Bakhtin.rnrnrnrnrn rnABSTRACTrnrnBased on concepts that integrate the theoretical and reflective mesh developed by the Bakhtin Circle, this study aims to understand how Brazilian art song was constituted while literary-musical genre in the early twentieth century through the analysis of the art songs which belong to the cycle “Lendas Amazônicas” composed by Waldemar Henrique. The art songs, for voice and piano, are registered in scores and integrate this set. They were produced between the 1930s and 1940s, when the artistic and cultural events were promoted by economic policy introduced by Vargas and serve as advertisement to the consolidation of a nationalist discourse. This work also aims to understand how the myths and legends of oral literature are incorporated and re-elaborated in the production of the songs from the established reciprocal relationship between the primary and secondary genres. Our work methodology is qualitative in nature and aims (through dialectic-dialogical approach) to describe, analyze and interpret the songs. Since our research object is composed of heterogeneous semiotic plans, our analysis will be performed in two main levels: the verbal and the musical only by methodological character since we understand the song as an ethical and aesthetic object, that is located in historical and socially by simultaneous mixing of their two planes. The song will be understood as an ideological sign that has a dual materiality (at least) - verbal (poem lyrics) and the music (implemented by the musical elements that constitute it: melody, harmony, rhythm, accompaniment etc.).rnrnKeywords: dialogic discursive analysis, discourse genres, brazilian songs, Bakhtinrn |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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