UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Levi Henrique Merenciano
Titulo O cinema hollywoodiano no século XXI: Abordagem semiótica e rítmica dos filmes mais vistos de 2001 a 2010
Orientador(a) Profa. Dra. RENATA M FACURI C MARCHEZAN
Data 27/04/2015
Resumo RESUMOrnrnTanto sucesso de bilheteria quanto desafeto da crítica canônica, o cinema hollywoodiano é um tema pouco presente em teses brasileiras. Nessa direção, serão descritas as estratégias semióticas no âmbito dos processos de significação inerentes ao cinema, de maneira a explicar, a partir dos processos semióticos visuais, a organização dos ritmos de expressão e de conteúdo possíveis que os filmes de Hollywood contemporâneos são capazes de manifestar. Ao explicar a organização dos planos de conteúdo e de expressão dos filmes mais vistos na primeira década deste século, defendem-se hipóteses em torno dos diferentes tipos de estrutura fílmica, conforme a incidência de ritmos paratáticos e hipotáticos (com efeito predominantemente sintagmático ou paradigmático), de aspecto contínuo ou descontínuo. Ao comparar um filme de conteúdo mais autoral, do período do Cinema Novo, São Paulo Sociedade Anônima (1965), com os filmes hollywoodianos do corpus, observou-se que estes produzem um tipo de ritmo paratático, cuja visualidade reside nos efeitos do corte e, assim, na sintagmatização e na descontinuidade entre significantes visuais, fato que gera um ritmo mais acelerado. Por sua vez, o filme mais autoral preza por um tipo de ritmo predominantemente hipotático (com efeitos de projeção do paradigma sobre o sintagma), cuja continuidade entre cortes preza por elementos visuais de ligação entre os planos, fato que produz, assim, um ritmo desacelerado na expressão.rnrnPalavras-chave: cinema hollywoodiano; ritmo; semiótica; semiótica plástica; blockbuster; mídia de massa.rn rnABSTRACTrnrnBoth box office success and disaffection of canonical criticism, the Hollywoodian cinema is a theme not too attractive in Brazilian academic theses. In the surroundings of this subjetct it is necessary to describe the semiotics strategies within the meaning processes inherent to the movies, in order to explain, by means semiotics visual processes theory, the organization of expression rhythms and content rhythms that contemporary Hollywood films are able to manifest. In explaining the organization of plane of content and plane of expression of the most viewed films on the first decade of this century it is possible to defend hypotheses on different types of film structure, as the incidence of paratactic and hypotactic rhythms (with predominantly syntagmatic or paradigmatic effects), which aspect can be continuous or discontinuous. When comparing a more poetic or authorial film from a different period, the Brazillian Cinema Novo, São Paulo Sociedade Anônima (1965), to the Hollywoodian films of the corpus, it was observed that they produce a type of paratactic rhythm, which lies in the visual effects and cutting scenes, thus, in sintagmatization and discontinuity between visual significants, a fact that generates more accelerate units of rhythm. In turn, the Brazilian film is organized by a type of rhythm predominantly hypotactic (its effects had paradigm and sintagma overlapped), which continuity between cutting scenes creates visual elements from connecting scenes, a fact that produces a slowing down rhythm in the expression.rnrnKeywords: Hollywoodian cinema; rhythm; semiotics; plastic semiotics; blockbuster; mass media.
Tipo Defesa-Doutorado
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