UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Carlos Eduardo da Silva Ferreira
Titulo O DISCURSO SOBRE A AULA DE MATEMÁTICA: ARTICULANDO VOZES NA REVISTA NOVA ESCOLA.
Orientador(a) Profa. Dra. Marina Célia Mendonça
Data 31/03/2015
Resumo RESUMO

Fazendo uma leitura das revistas Nova Escola do período de março/1986 a
dezembro/2012, esta nossa pesquisa promove debates, a partir da perspectiva teórica da
Análise Dialógica do Discurso, sobre discursos veiculados por esta/nesta revista
educacional. Investigamos neste trabalho como são construídas as compreensões sobre
o movimento de circulação e emergência de vozes que ressignificam o sentido de aula
de Matemática na revista Nova Escola: como discursos atribuídos ao professor de
matemática se manifestam sobre o acontecimento aula? Como se materializam ao longo
da história deste periódico nas seções de Nova Escola? Por meio da análise dos
discursos referentes ao ensino de matemática em capas, plano de aula e
matérias/reportagens produzidos pela revista Nova Escola podemos construir uma rede
de dados de como são pensadas/refletidas/preparadas as relações diretas e radiais
(difusas) entre professor–aluno–conhecimento durante o processo do momento aula.
Fazemos metodologicamente uma análise das capas de Nova Escola demarcando e
correlacionando períodos e características entre 1986 e 2012. Esse movimento nos dá
caminhos para um debate maior, relacionado a uma pontuação entre a voz da instituição
Nova Escola, a voz do professor de matemática e vozes sobre o ensino de matemática.
Trazendo para nossa dissertação esse movimento exploratório, cotejamos oito capas de
edições regulares e mais cinco de edições paralelas que se ligam diretamente à chamada
de temática sobre “Educação matemática”. O corpus também é composto por exemplos
de gêneros de reportagem/matérias na correlação com planos de aula. Como o periódico
alterou algumas formas de apresentação (gêneros) de seus discursos sobre a aula de
matemática no decorrer do tempo, investigamos como planos de aulas e/ou reportagens
materializam e articulam vozes (da instituição, do professor, do estudante) num
conjunto de casos que destacamos como exemplos representantes deste deslocamento.
Que efeitos de sentido ligados ao dizer sobre aula de matemática se configuram diante
da emergência de certos gêneros e não outros? Como podemos interpretar uma
substancial alteração genérica que vai do emprego de reportagens para usos se
sequências didáticas/planos de aula? Esta escolha permite confrontar relações entre a
voz da instituição da revista (capa e reportagens) e vozes dos professores
(“depoimentos” e planos de aula) – ainda que perpassadas pela escolha da revista.
Para desenvolvermos este nosso trabalho, além de selecionar quais discursos podem nos
dar bases para realizar uma análise discursiva pretendemos sobre-elevar possíveis
mudanças de guinada/de foco/de perspectivas que acreditamos que Nova Escola
empregou. Para tal, trabalhamos no sentido de analisar os rearranjos da instauração de
vozes do professor de Matemática sobre práticas do ensino desta disciplina ao longo da
revista bem como as marcas de alterações estrutural-discursivas ao cotejarmos os
discursos materializados nas seções do periódico. A mobilização de conceitos ligados à
compreensão de linguagem, valores discursivos em diálogo, esfera enunciativa,
enunciado/enunciação e vozes discursivas dão contorno ao debate central desta nossa
dissertação: o discurso sobre o acontecimento/evento, este entendido por meio de
instâncias do dado e do novo, por atributos de ressignificação, em jogos de instabilidade
e estabilidade.

Palavras-chave: Análise Dialógica de Discursos/ estudos discursivos; Revista Nova Escola;
Educação matemática; vozes; jogos de instabilidade/estabilidade.


ABSTRACT

This work promotes debates on the discourses vehiculated by the educational magazine Nova Escola, through the perspective of the Dialogic Discourse Analysis. The editions used are those from March/1986 to December/2012. We investigated how the comprehensions about the movement of circulation and voices emergence are built. These understandings reframe the concepts about the Math class in the Nova Escola magazines. How do discourses attributed to math teachers unfold in relation to the class event? How are they materialized through the history of this periodical in the Nova Escola sections? How can we establish discursive relations between these voices and the discourses vehiculated by the official curricular proposals documents engendered in the political-educational field? By analyzing discourses that refer to math teaching (lesson plans, articles/reporters) developed by Nova Escola – with teachers’ interaction in this mediatic space, e.g. readers response - we can build a data network of how the direct and radial (diffuse) relations between the triad “teacher-student-knowledge during the class moment process” are thought, reflected and prepared . Focusing that, we may relate discussions not strictly to the notion of Math classes in the used editions of the publication, but also direct reflections about the class moment itself, how it is faced/interpreted and conducted. In addition to select which discourses can give us bases to perform a discursive analysis, we pose some other questions in the development of our work, as “how does the Math teacher’s discourse is expressed in certain genres internal to the magazine?” Hence, we intend to over-raise possible changes of focus/perspectives yaw that we believe Nova Escola employed. In order to accomplish it, we worked to analyze the Math teacher’s voices instauration rearrangements on teaching techniques/practices shown in the magazine, as well as the structural-discursive alterations marks identified in collating the discourses materialized in the periodical sections.

Keywords: Dialogic Discourse Analysis/ discourses studies; Nova Escola magazine; Mathematical Education; voices; instability/stability games.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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