|
|
Aluno(a) |
Jessica de Castro Gonçalves |
Titulo |
Humor com dessabor: uma análise das tiras da Mafalda no contexto escolar |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Luciane de Paula |
Data |
16/03/2015 |
Resumo |
RESUMO
Esta pesquisa volve os olhares para os enunciados de alguns alunos do Colégio Adventista de Tupã sobre as tiras da Mafalda. O objetivo geral deste estudo é investigar os fatores envolvidos no ato de ler tal gênero que acarretam certo desinteresse e incompreensão, quando em contexto escolar/avaliativo. Discutem-se para isso as concepções de humor e do gênero tira apresentados pelos alunos nas atividades de leitura proposta em forma de estudo de caso. Reflete-se ainda sobre a abordagem da tira como gênero discursivo em contexto escolar/avaliativo, a partir da análise desta no material didático utilizado pelo grupo em estudo e das respostas dos alunos às relações de humor e crítica presentes no gênero. Com essa finalidade realizou-se um estudo de caso que propôs atividades de leitura de algumas tiras retiradas em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio deste colégio. Utilizam-se como aparato teórico deste estudo os conceitos de gênero/enunciado, ato, ideologia/signo ideológico, sujeito, cronótopo, exotopia e alteridade pensados pelo Círculo de Bakhtin/ Medviedév/ Voloschinov. Na tira da Mafalda averiguamos pontos de vista de discursos diversos, sob os quais se constroem sentidos. Sua leitura, em contexto escolar/avaliativo, dialoga com diferentes discursos, ideologias, sujeitos e envolve posicionamento dos alunos em relação a estes. Ao pensar no ato, sob a ótica do círculo russo, como algo social, responsivo e responsável, analisamos neste trabalho a constituição dos enunciados desses alunos, sujeitos concretos e históricos, diante dessas tiras, em meio às relações ideológicas presentes na escola e os sujeitos envolvidos no contexto escolar.
Palavras-chave: tiras; escola; gênero; enunciado; sujeito, discurso.
ABSTRACT
This research turns one's eyes to the statements of some students of the Adventist College in Tupa on the strips of Mafalda. The aim of this study is to investigate the factors involved in the act of reading this genre that carry certain disinterest and misunderstanding when in school / evaluative context. We discuss for this the conceptions of humor and gender strip submitted by students in reading activities proposed in the form of case study. It reflects also on the approach of the strip as a discursive genre in school / evaluative context, from the analysis of the teaching materials used by the studied group and the students' answers to the relations of humor and criticism present in the genre. To this end there was a case study that proposed reading activities with strips in a class of third year high school students in this school. Here are used as theoretical apparatus of the study gender concepts / statement, act, ideology / ideological, subject sign, the chronotope of ideas, exotopy and otherness as designed by the Circle of Bakhtin / Medviedév / Voloschinov. In strip Mafalda ascertain the views of many speeches, in which we build senses. Its reading, in school / evaluative context, dialogue with different discourses, ideologies, subject and involves placement of students in relation to these. When thinking about the act, from the perspective of the Russian circle, as something social, responsive and responsible, we analyze in this paper the formation of statements of these students, concrete and historical subjects, before these strips, amid the ideological relations present in schools and subjects involved in the school context.
Keywords: strips; school; genre; statements; subject. Discourse. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|