UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Ana Maria Barbosa Varanda Riciolli
Titulo ARTEFATOS OU INSTRUMENTOS NO MÉTIER DO PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA DA REDE PÚBLICA: recursos tecnológicos e o agir docente nos textos de instrução ao sósia.
Orientador(a) Profa. Dra. Anise de Abreu Gonçalves D\'Orange Ferreira
Data 06/03/2015
Resumo RESUMO

Com o advento de recursos tecnológicos, como o computador e a internet, as distâncias geográficas foram minimizadas e o acesso à informação pelo homem contemporâneo foi ampliado. Os programas do Governo equiparam grande parte das escolas com computadores conectados à internet em laboratórios de informática, assim cada escola, de acordo com sua proposta pedagógica, pode incentivar os professores a utilizarem as tecnologias computacionais em suas aulas. A apropriação desses artefatos tecnológicos pelos professores acontece por meio de um processo denominado de gênese instrumental (RABARDEL, 1995, 2002; RABARDEL & WAERN, 2003). Desse modo, este trabalho analisou o agir de duas professoras de Língua Inglesa (LI) (nomeadas de S1 e S2), da rede pública municipal de Educação Básica da cidade de Joviânia (GO). Por meio do procedimento de “Instrução ao sósia” – IAS (CLOT, 2007a), foram produzidos os textos de S1 e S2 em situação de uso da tecnologia, visando investigar qual é a representação manifestada no agir linguageiro das professoras e como transferem essa imagem para sua prática pedagógica no ensino de língua inglesa. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi depreender, através dos elementos linguístico-discursivos encontrados nos textos, as dimensões da gênese instrumental, quais sejam, instrumentação e instrumentalização, à luz do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2009) e da abordagem instrumental de Rabardel (1995, 2002). Esta abordagem enfoca as ideias de Vygotsky, destacando que um instrumento compõe um elemento intermediário que se estabelece entre as operações psíquicas e o artefato. Operando sobre ele, é o instrumento que vai determinar a atividade humana. Mesmo que um recurso, material ou simbólico, esteja à disposição de um usuário para uma determinada tarefa, só terá utilidade se esse usuário souber quais tarefas se encaixam na atividade proposta e de que maneira o fazem (RABARDEL, 2002). No que se refere à linguagem e à tarefa educacional, Clot (2007a) destaca que o sujeito coloca em palavras suas reflexões sobre o trabalho e em situação de trabalho. Esses textos são relevantes para a compreensão do agir do professor, por isso, após a coleta dos dados, foram selecionados e classificados dentro do quadro teórico-metodológico do grupo ALTER, que está ancorado no interacionismo sociodiscursivo – ISD (BRONCKART, 2006, 2007, 2008, 2009; BRONKCART, MACHADO, 2004; MACHADO et al., 2009a, 2009b). Nos discursos produzidos pela IAS, vê-se que tanto S1 quanto S2 relatam, em seu agir-linguageiro, o modo como utilizam os instrumentos tecnológicos, em especial o computador e a internet, a partir dos esquemas de uso tanto para preparar o material do conteúdo programático de LI quanto para a prática pedagógica no laboratório de informática. Os elementos linguístico-discursivos detectados nos textos da IAS apontam que ambas, S1 e S2, estão instrumentadas, isto é, significa que a apropriação dos artefatos pelas professoras participantes produziu e reproduziu ações, atualizou, reformulou, assimilou e transformou suas tarefas e, assim, potencializou seus esquemas mentais de uso. De acordo com os resultados alcançados, entende-se que as professoras participantes têm uma imagem da tecnologia como uma “fórmula mágica” que auxilia o processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.

Palavras-chave: Artefatos. Instrumentos. Gênese instrumental. Interacionismo sociodiscursivo. Agir docente.


ABSTRACT

The advent of technological resources, such as the computer and internet, minimized geographic distances and broadened today’s humankind’s access to information. Government programs have equipped most schools with computers connected to the internet in computer laboratories, so that each school can stimulate teachers to use computer technologies in their classes within its pedagogical project. The incorporation of these technological devices by the teachers happens by means of a process called instrumental genesis (RABARDEL, 1995, 2002; RABARDEL & WAERN, 2003). Therefore, this work analyzed the acting of two English (LI) teachers (named S1 and S2) of municipal public Elementary schools from Joviânia (GO State). Whereby the Instruction to the Double – ID procedure (CLOT, 2007a), texts of S1 and S2 where produced in a context of use of technology, aiming at investigating which is the representation revealed in the language actions of those teachers and how they transfer that image to their pedagogical practice in English teaching. Therein, the aim of this work was to infer the dimensions of instrumental genesis from the linguistic-discursive elements found in the texts, such as instrumentation and instrumentalization, from the point of view of Socio-Discursive Interactionism (BRONCKART, 2009) and Rabardel’s (1995, 2002) instrumental approach. This approach focuses on Vygotsky’s ideas, emphasizing that an instrument consists of an intermediate element which stands between psychic operations and the device. Acting over it, it is the instrument that will determine human activity. Even if a material or symbolic resource is available to a user for a given task, it will only be useful if the user knows which tasks correspond to the proposed activity and how they do it (RABARDEL, 2002). When it comes to language and the educational duty, Clot (2007a) emphasizes that the subject expresses in words their thoughts about work and in work situation. These texts are relevant for the comprehension of the teacher’s action, therefore, once collected, data were selected and classified according to the theoretical and methodological frame of ALTER group, which is anchored to the Socio-Discursive Interactionism – ISD (BRONCKART, 2006, 2007, 2008, 2009; BRONKCART, MACHADO, 2004; MACHADO et al., 2009a, 2009b). From the speeches produced by the ID, it is possible to see that S1 and S2 both report, whereby their language-acting, the way they use technological instruments, specially the computer and internet, from the usage schemes, when preparing English programmatic content material and also in their pedagogical practice in the computer laboratory. The linguistic-discursive elements identified in the ID texts indicate that S1 and S2 are instrumented, which means that the appropriation of devices by the participant teachers has produced and reproduced actions, actualized, reformulated, assimilated and transformed their tasks and, thus, potentialized their usage mental schemes. According to the achieved results, the conclusion is that the participant teachers believe technology to be a “magical formula” which help the process of English teaching and learning.

Key-words: Devices. Instruments. Instrumental genesis. Socio-Discursive Interactionism. Teaching action.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara