|
|
Aluno(a) |
Janaina de Jesus Santos |
Titulo |
Produções discursivas do horror: materialidade fílmica e memória na trilogia de Zé do Caixão. |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Maria do Rosário de Fátima Valencise Gregolin |
Data |
20/10/2014 |
Resumo |
RESUMO
Este estudo tem respaldo teórico-metodológico nos estudos discursivos como têm sido desenvolvidos no Brasil, tomando como eixo as noções de memória discursiva, intericonicidade e subjetividade. O corpus de nossa pesquisa é composto por excertos dos filmes que compõem a trilogia de Zé do Caixão, de José Mojica Marins, a saber: À meia-noite levarei sua alma (1964), Esta noite encarnarei no teu cadáver (1967) e Encarnação do demônio (2008), tendo em vista o objetivo de investigar e discutir a produção de horror e o processo de subjetivação na materialidade discursiva dos filmes que nos propusemos a analisar. Investigamos e discutimos a produção de horror e o processo de subjetivação na materialidade discursiva, considerando as noções de memória e intericonicidade. Para alcançar esse objetivo, inicialmente, compreendemos a materialidade discursiva da visualidade fílmica, a fim de depreender uma regularidade no funcionamento discursivo das estratégias cinematográficas. Em seguida, refletimos sobre o discurso horrífico como práticas historicamente situadas, avaliando a ordem do discurso na cenografia e na trilha sonora do período de segunda metade do século XX e início do século XXI. Depois, investigamos a produção de sentido de horror na materialidade do cinema, considerando as noções de memória e intericonicidade na visualidade dos filmes. Nossos exercícios analíticos apontam para o funcionamento discursivo no tamanho, enquadramento, movimento, duração e quadro dos planos em consonância com a narrativa para construir as subjetividades transgressoras, mostrando imagens de monstros que produzem o horror no jogo da ordem e desordem.
Palavras chave: Cinema brasileiro de horror. Intericonicidade. Materialidade discursiva. Memória discursiva. Subjetivação. Zé do Caixão.
ABSTRACT
This study has theoretical and methodological support in discourse studies as have been developed in Brazil, taking as axis discursive notions of discursive memory, intericonicity and subjectivity. The corpus of our research consists of excerpts from the films that make up the "Coffin Joe Trilogy" by José Mojica Marins, namely: At midnight I'll take your soul (1964), This night Ill possess your corpse (1967) and Embodiment of evil (2008), in order to investigate and discuss the production of horror and subjectivity in the process of discursive materiality of the films we set out to analyze. We explore and discuss horror production and subjectivation process in discursive materiality, highlighting the notions of memory and intericonicity. For this, first we comprehend discursive memory in film visuality, to know regularity in discursive working of cinema strategies. Next, we reflect about horror discourse as historical practices, thinking of discursive order in cenography and sound track in the period between XX century second half and XXI beginning. Then, we explore sense production of horror in cinema materiality, highlighting the notions of memory and intericonicity in film visuality. Those analytical exercises reveal to discursive working of plans size, movement, time and board in the same way of narrative to building transgressor subjectivities, to show monster images that produces horror between order and disorder.
Keywords: Brazilian horror cinema. Intericonicity. Discursive materiality. Discursive memory. Subjetivation. Zé do Caixão. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|