UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Eliana Moraes de Almeida Alencar
Titulo O trabalho do professor da educação profissional e tecnológica de Mato Grosso: dos textos prescritivos ao agir reconfigurado nos textos dos professores
Orientador(a) Profª Drª Anise de Abreu G. O. Ferreira
Data 27/05/2014
Resumo RESUMO
Depois de vários anos acompanhando a atuação de professores no contexto da
Educação Profissional Técnica de nível médio, no Estado de Mato Grosso, emergiram
questões junto ao coletivo de trabalho percebidas pelos docentes em relação a
constituição do seu próprio agir. Entende-se que para compreender o trabalho do
professor da Educação Profissional e Tecnológica, a fim de possibilitar uma consciência maior daqueles que o realizam, é preciso avaliar as práticas linguageiras que
materializam os elementos do agir docente, pressupondo que através dos textos
podemos entrever como se constitui esse agir prefigurativo e como se caracteriza o
“métier” do professor. Dessa maneira esta pesquisa se inscreve no campo da Linguística
Aplicada e tem como foco o agir docente (re)configurado nos textos institucionais
(prescritivos) e nas produções textuais dos professores em um procedimento conhecido
como Instrução ao Sósia - IAS (Oddone, 1981; Clot, 2007; Bulea, 2010). Por meio dos
aportes teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART,
2004, 2006, 2009), também de reflexões e contribuições sobre a atividade de trabalho,
com instrumentos da Psicologia do trabalho no quadro da Clínica da Atividade (CLOT
2001, 2007, 2010), seguindo o caminho proposto pelo Grupo ALTER/CNPQ
(MACHADO, 2004, 2009) buscou-se realizar um levantamento das representações
sobre os elementos constitutivos desse agir. Foram selecionados três textos
institucionais: o contrato de trabalho, o Regimento Interno e a Organização Didática,
paralelamente aos textos de IAS. As análises abrangeram três níveis dos textos:
organizacional, enunciativo e semântico (figuras do agir), respaldadas por dois
programas de análise linguística e semântica: Antconc e Tropes (Zoom). A pesquisa
visou a análise das representações a respeito do trabalho do professor de EPT
construídas nos e pelos textos que tratam do seu trabalho, a saber textos que prefiguram
seu agir ou prescritivos, a partir da análise da arquitetura interna e das figuras de agir
mobilizadas por eles.Do mesmo modo, por meio da análisedos elementos constitutivos
do agir prefigurativo do professor nos textos de instrução ao sósia, buscamos identificar
a interferência das prescrições no agir do professor da EPT.Os resultados no conjunto
dos três documentos apontaram que as prescrições repercutem sobre o trabalho
representado nos textos dos professores. Em relação às categorias propostas por Bulea
& Fristalon (2004) foram verificadas a ação canônica no contrato de trabalho e no
Regimento Interno evidenciandoa intenção de que os indivíduos adotem formas de agir
determinadas pelas imposições contratuais ou pelo sistema organizacional da instituição
escolar. Nas Instruções ao Sósia, no quadro do discurso interativo, a figura da ação
experiência foi identificada, representando simultaneamente constituintes estáveis, de
forte recorrência pertinentes ao gênero de atividade docente, assim como traços e
características dos próprios actantes. As principais figuras do agir identificadasforam,
respectivamente: o agir com instrumentos simbólicos e materiais, o agir linguageiro
direcionado a outros e o agir cognitivo, os quais denotam as dimensões mobilizadas
(cognitivas, físicas, afetivas, linguageiras) num aspecto individual ou orientado para o
coletivo.A experiência vivenciada na pesquisa pretendeu servir de instrumento de
desenvolvimento da consciência dos sujeitos e consequentemente da própria
pesquisadora, no momento em que estes voltam-se para sua atividade da perspectiva de um novo contexto que determina sua relação com seu trabalho e reconfigura o seu agir, colocando-os como protagonistas das transformações vindouras.
Palavras – chave: Interacionismo Sociodiscursivo. Trabalho do professor. Educação Profissional.

ABSTRACT

After several years following the performance of teachers in the context of Vocational
Education, linked to High School level in Brazil, in the schools of Mato Grosso State,
issues emerged along the cooperative work that became apparent by teachers in relation
to their own acting. In order to understand the work of teachers of Vocational
Education, to enable a greater responsiveness of those who perform it, it becomes
necessarily to estimate practices related to languages that exemplify the elements of the
teaching in act, assuming that we can glimpse through the texts how is established that
presumed acting and how is characterized the profession of the teacher. Thus this
research is related to the field of Applied Linguistics and focuses on the teaching act
that is(re)configured in institutional texts (the prescriptive ones) and in the textual
productions of teachers concerning a procedure known as “Instrução ao Sósia” – IAS
(Look-alike Instruction) (ODDONE, 1981; CLOT, 2007; BULEA, 2010). Through
theoretical and methodological contributions on Socio-discursive Interactionism
(BRONCKART, 2004, 2006, 2009), as well as the reflections and contributions on
labor activity, with instruments of Psychology of labor regarding Clinic of Activity
(CLOT , 2001, 2007, 2010), and following the path of the Group ALTER / CNPQ (
MACHADO , 2004, 2009), it sought to carry out a survey of the representations around
the constituent elements of that teaching act. Following the aim of this work, three
institutional texts were selected: The employment contract, the internal rules and
didactic organization, alongside the texts of IAS. The analysis covered three levels of
texts: organizational, enunciative and semantic ones (acting figures), supported by two
programs of linguistic and semantic analysis: Antconc and Tropes (Zoom). The research
aimed to analyze the representations about the work of EPTteacher, that were built by
the texts that dealwith that work, namely texts that prefigure their act or the prescriptive
ones, based on the analysis of the internal architecture and the acting figures mobilized
by them. Likewise, by the analysis of constitutive elements of the teacher’s presumed acting in texts of “Instrução ao Sósia”, we seek to identify the interference requirements regarding the way EPT teacher acts. The results over the three documents indicated that the requirements have an impact on the work represented in the texts of teachers. Regarding the categories proposed by Bulea & Fristalon (2004) were identified the
canonical action linked to employment contract and the internal rules, which made it
clear the intention concerning the fact of individuals tend to adopt certain ways of acting
determined by contractual constraints or by the organizational system of the. Regarding
to “Instrução ao Sósia”, in the context of interactive discourse, the figure action-experience was identified, representing simultaneously stable constituents with strong
recurrence, that were relevant to the genre of teaching activity, as well as traits and characteristics of the actants themselves. The main figures of the act were respectively:
the acting with symbolic and materials instruments, the related language actions led to other ones and the cognitive acting, which denote the mobilized dimensions (cognitive,
physical, emotional, the language related ones) in an individual aspect or orientated to a
collective one. The experience observed in this research intends to serve as a means of
developing awareness of people and hence the researchers themselves, when they turn
to their activity from the perspective of a new context that determines their relationship
with their work and reconfigure your acting, placing them as protagonists of future
transformations.

Keywords: Socio-discursive Interactionism. Teacher work. Represented acting.
Vocational Education. Prescriptive texts. Instrução ao Sósia.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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