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Aluno(a) |
Amanda Cristina Martins Raiz |
Titulo |
Formas de vida da mulher em Atrevida: práticas semióticas amorosas da garota do século 21 |
Orientador(a) |
Profª Drª Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento |
Data |
28/05/2014 |
Resumo |
De acordo com Greimas (2002), o sentido se concretiza pela mudança de ritmo ou por uma oscilação construída na linearidade da linguagem. O estranho e o inesperado, ao serem considerados como acontecimentos que estremecem a prática costumeira de uma vida em percurso, adentram, dessa forma, o campo de estudos da semiótica francesa. O assunto também foi discutido posteriormente por Claude Zilberberg (2007), com o advento da semiótica tensiva, que entende que a apreensão de um acontecimento se dá pelo sobrevir. Além disso, segundo as observações de Greimas (1993b), para a semiótica, uma forma de vida caracteriza maneiras pelas quais os indivíduos sentem e exprimem sua compreensão de existência por meio de jeitos de fazer, de ser, de organizar o espaço em que vivem etc. Diante desses pressupostos teóricos, analisamos em Atrevida, revista direcionada ao público feminino cuja faixa etária é de 15 a 19 anos, as práticas semióticas amorosas que configuram as formas de vida dos simulacros dos atores garota tímida e garota atrevida. Verificamos que a discursivização do enunciador ora está modalizada pelo dever-ser, ao reiterar uma rotina, com valores estabelecidos pelas formas de vida amorosa estereotipadas; ora está modalizada pelo querer-ser, com a configuração de um acontecimento e de novas formas de vida amorosa. Tais novas formas de vida denotam uma axiologia que propõe um novo projeto de busca à enunciatária, ao conduzir seu comportamento com a veiculação de ideais mais audaciosos, mais corajosos, mais atrevidos. Além disso, também constatamos que a revista contém enunciados que manipulam a enunciatária a mudar seu valor e as regras de seu vivido, de modo que o enunciador de Atrevida cumpre o papel temático do ser que privilegia formas de vida que priorizam novos valores. Ainda mais, comprovamos que a revista funciona como um manual de autoajuda para incorporação desses valores e, por fim, o simulacro do ator garota atrevida caracteriza-se como um sujeito que cumpre o papel temático de incorporador dos valores preconizados pelo enunciador de Atrevida.
Palavras-chave: Formas de vida. Práticas semióticas amorosas. Rotina e acontecimento. Garota do século 21. Revista Atrevida.
ABSTRACT
According to Greimas (2000), the sense is actualised by a rythm alteration or an oscilation construed on the linearity of the language. Thus, the strange and the unexpected have been studied by French semiotics as events which tremble the usual practice of a life in path. At a later time, Zilberberg (2007) has also discussed this subject, with the advent of the tensive semiotics, when he has compreehended the event is apprehended by the befall. Besides, accordingly Greimas (1993b) studies, a form of life caracterize ways of people feel and exprime their existence comprehension through which ways of doing, being and organizing the space where they live etc. Towards this theoretical pressupositions, we analised a Brazilian magazine made to female public to the age of 15 to 19 years old, which is called Atrevida. We studied the love semiotics practices responsible for the configuration of the forms of life of the simulacres of the actors shy girl and minx girl. At one time, we verified the enunciator discursivization is modalized by the must-be, when the enunciator reiterates a routine with values established by stereotyped forms of lifes. At another time, his discursivization is modalized by the want-be, with the configuration of an event and new forms of love life. These news forms of life demonstrate an axiology which purpose is to suggest a new search project to the enunciatee, when the enunciator lead her behavior vehiculating more daring, fearless and minxes ideals. Furthermore, we also found out enunciates in this magazine which modalize a manipulation to the enunciatee convincing her to change her values and her rules of life. Therefore, Atrevidas enunciator perfoms a thematic role of whose privilege is given to the forms of lifes which prioritize new values. Moreover, we confirmed this magazine serves as a guide of self-help in order to the incorporation of those values. Finally, the simulacrum of the actor minx girl could be caracterized as a subject whose thematic role is the incorporator of values preconized by Atrevidas enunciator.
Key words: Forms of life. Love semiotics practices. Routine and event. Girl of 21st century. Atrevida magazine |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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