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Aluno(a) |
Amanda de Oliveira Silva |
Titulo |
Aquisição/aprendizagem de LE na infância: a produção de enunciados em inglês por crianças de 3 a 5 anos |
Orientador(a) |
Profª Drª Alessandra Del Ré |
Data |
25/04/2014 |
Resumo |
Segundo Bakhtin/Volochinov (2010), a língua(gem) é um fenômeno que se constitui na interação entre os sujeitos e, consequentemente, não é apenas um conjunto de formas linguísticas, mas, sim, de signos carregados de valores culturais que relevam no seu uso o recorte de mundo dado por uma sociedade. Dessa forma, os sujeitos constituem o seu próprio discurso com os discursos outros com os quais entram em contato, relevando o dialogismo da língua(gem). Nas aulas de LE, também podemos observar o diálogo existente entre o discurso dos sujeitos, já que a aquisição/aprendizagem de LE ocorre na comunicação interpessoal e envolve aspectos culturais da sociedade na qual esse processo se localiza. Esta pesquisa (Mestrado) tem como objetivo principal analisar as produções linguísticas em LE (inglês) de crianças que iniciam seu contato formal com essa língua em um ambiente de ensino, no caso uma escola de idiomas no interior paulista. Para tanto, o uso feito da LE pelos aprendizes foi considerado em situações nas quais há uma pergunta e/ou instrução da professora e situações nas quais não há uma pergunta e/ou instrução. No primeiro tipo de situação, a LE aparece no discurso dos aprendizes sob a forma de resposta a uma pergunta feita pela professora, que atua como mediadora entre LE e sujeito-criança no contexto escolar. Já no segundo tipo, as crianças tomam a iniciativa de usar o inglês sem que a professora precise pedir esse uso, fato que, acreditamos, revela de maneira mais evidente uma aproximação das crianças com a língua alvo. Pretendemos, também, elaborar uma reflexão de como a LE é tratada dentro da sala de aula e o que esse tratamento pode acarretar para a aquisição/aprendizagem dos alunos. Acreditamos que a abordagem adotada, a saber, a reflexão bakhtiniana e do Círculo (1976, 1997, 2010) a respeito das noções de língua(gem), subjetividade, gênero etc., contribui significativamente para as discussões empreendidas na área de estudos em LE. Outros autores que constituem a base teórica e que dialogam com essa perspectiva são Vygotsky (2007), com seu olhar sócio-interacionista sobre o desenvolvimento da criança e o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), e Bruner (1984), com o conceito de formats, serão também adotados neste trabalho Nossa contribuição se dará a partir dos resultados de análise do corpus por nós coletado. Tal corpus é composto por filmagens em uma sala de aula que conta com 3 alunas, uma com 4 anos de idade e as outras duas com 5 anos, aprendendo inglês como LE. No total, foram coletadas 13 sessões com cerca de 50 minutos cada. Nossas análises evidenciam que a maior parte das interações nas aulas ocorre através de perguntas e/ou instruções feitas pela professora, ou seja, o uso do inglês pelas crianças filmadas ainda é muito ligada às ordens feitas pela instrutora e são consequência dos tipos de atividades propostas pelo método utilizado. Entretanto, também pudemos verificar que as crianças tomam a iniciativa de utilizar a LE em seus enunciados sem que a instrutora peça tal uso, relevando uma possível identificação delas com a língua alvo em uma atitude responsiva ativa favorável a LE.
Palavras-chaves: Aquisição/aprendizagem de LE. Crianças. Bakhtin. Atitude responsiva ativa.
ABSTRACT
According to Bahktin/Volochinov (2010) language is a phenomenon constituted in the interactions among people and, consequently, it is not a group of signals, but rather of linguistics signs with cultural values that reveal in their use the world view of a society. For this reason, people constitute their own discourse with other discourses with which they have been in contact, revealing the language dialogism. In the foreign language (FL) classes, we can also observe the dialogue that exists between peoples discourse as the acquisition/learning of a FL happens in the interpersonal communication and involves cultural aspects of the society in which this process occurs. The main objective of this research (Masters degree) is to analyze students utterances using a foreign language (English). The students in our study are children that began their formal contact with this language in a school environment, a language school in Sao Paulo countryside. In order to achieve our goal, the use made of the FL by the learners was considered in situations in which there is a question and/or an instruction of the teacher and situations in which there are no questions and/or instructions. In the case of the first type of situations, the FL appears in the learners discourse as an answer for the questions made by the teacher who is the mediator between the FL and the children in the classroom. In the second type, the students take the initiative of using English without the teachers request. We believe that this use reveals more effectively the closeness between the children and the language they are learning. We also intend to elaborate a reflection about how the FL is introduced in the classroom and the consequences to the acquisition/learning process. We believe that our approach, Bakhtins and the Circles (1976, 1997, 2010) view on language, subjectivity, genres etc. contributes significantly to the discussions in the area of FL studies. Other authors that are part of our theoretical framework and dialogue with this view are Vygotsky (2007), with his social interactional view of childrens development and the concept of Zone of Proximal Development (ZPD), and Bruner (1984), with the concept of formats. Our contribution is going to be done through the analysis of a corpus collected by ourselves. This corpus is made of tapes recorded in a language classroom of children learning English as a FL. The group of students that were recorded has three students, one who is three years old and two students who are 5 years old. In the end, thirteen classes were recorded (each about fifty minutes long). Our analyses have shown that most part of the interactions in the classes happen through the questions and/or instructions made by the teacher, i.e., the use of English is connected to the requests of the instructor and are the consequence of the kind of activities proposed by the method used in the course. Nevertheless, we could also verify that children take the initiative of using English in their utterances without the teachers requests, showing their possible identification with the FL and their positive active responsive attitude towards it.
Keywords: Foreign language acquisition/learning. Children. Bakhtin. Active responsive attitude. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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