|
|
Aluno(a) |
Lígia de Grandi |
Titulo |
O uso do dicionário no ensino de língua espanhola: proposta de Guia teórico-metodológico para professores |
Orientador(a) |
Prof. Dr. Odair Luiz Nadin da Silva |
Data |
23/04/2014 |
Resumo |
O presente trabalho insere-se na linha de pesquisa Estudos do Léxico com contribuições para o ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras (LE), mais precisamente a Língua Espanhola. Neste sentido, esta pesquisa tem por objetivo propor um Guia teórico- -metodológico que possa orientar o professor de Língua Espanhola quanto ao uso do dicionário bilíngue pedagógico, pois o dicionário é um material que pode servir de apoio nas aulas de línguas, colaborando não só com o trabalho do professor, mas também para o efetivo desenvolvimento das habilidades de compreensão e de produção de textos pelos alunos. É importante que o docente saiba manusear o dicionário para tirar melhor proveito de toda informação que este possa oferecer e, consequentemente, motive o aluno a ter esse mesmo anseio pela pesquisa à obra lexicográfica, já que esta auxilia o aprendiz de LE a ter mais autonomia de estudo. Assim, a presente proposta de pesquisa tem como base teórica a Lexicografia Bilíngue e a Lexicografia Pedagógica, uma vez que elas dão suporte à elaboração do Guia que nos propusemos a organizar. Fundamentamo-nos, também, nas teorias de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras como escopo para observarmos, no decorrer da história, o ensino de vocabulário e, a partir disso, elaborar nossa proposta. A metodologia da pesquisa é qualitativa, baseada nas pesquisas teóricas e na descrição dessa teoria, de forma que esta nos apoie na organização do Guia teórico-metodológico que desenvolvemos. Esse Guia mostra ao professor de Língua Espanhola, por meio de exemplos retirados de dicionários bilíngues e/ou monolíngues, as partes constitutivas de um dicionário; com isso, pretende-se que o docente desenvolva conhecimentos sobre a metalinguagem utilizada pela lexicografia a fim de que possa utilizar, com maior propriedade, o dicionário em sala de aula. O Guia que elaboramos está organizado em duas partes: na primeira, apresentamos instruções teóricas para o professor e um conjunto de atividades que possam auxiliá-lo na consolidação do conhecimento adquirido; na segunda parte, apresentamos sugestões de atividades que podem ser aplicadas e/ ou adaptadas e desenvolvidas com os aprendizes.
Palavras-chave: Lexicografia Bilíngue. Lexicografia Pedagógica. Dicionário Bilíngue. Espanhol como Língua Estrangeira (ELE). Ensino de Vocabulário.
ABSTRACT
This work is part of the research studies Lexicon line and its contribution to the teaching and learning of foreign languages, specifically the Spanish Language. In this sense, this research aims to propose a theoretical-methodological guide that can aid the teacher of Spanish language in the use of a bilingual pedagogical dictionary. The dictionary contains material that can serve as support in the language classroom, aiding not only with the teacher's work, but also for the effective development of the skills necessary for the understanding and production of texts for students. It is important that teachers learn to use the dictionary and take best advantage of all the information that it can provide and hence motivate the student to have that same craving for lexicographical research work, this also helps the trainee foreign languages to have more autonomous study. Thus, the proposed research has a theoretical basis in Bilingual Lexicography and Pedagogical Bilingual Lexicography, used to support the preparation of the Guide we set out to organize. Fundamental are the theories of teaching and learning foreign languages as observed throughout the history of teaching vocabulary, and from this develop our proposal. The research methodology is qualitative, based on the theoretical research and description of this theory, so that it will support us in organizing the theoretical and methodological guide that we develope. This guide shows the teacher of Spanish Language through the examples from bilingual and / or monolingual dictionaries, the constituent parts of a dictionary. It is intended that the teacher develops knowledge of the meta-language used by lexicography so they can use the dictionary in the classroom more effectively. The guide that we developed is organized in two parts: first, we present theoretical instructions for the teacher and a set of activities that can assist in consolidation of acquired knowledge. In the second part, we present suggestions for activities that can be applied and / or adapted and developed with the learners.
Keywords: Bilingual Lexicography. Pedagogical Lexicography. Bilingual Dictionary. Spanish as a Foreign Language. Teaching Vocabulary. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|