UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Nathalia Maria Soares
Titulo A REDAÇÃO NA PROVA DO ENEM: uma análise dialógica do discurso
Orientador(a) Profa. Dra. Marina Célia Mendonça
Data 01/04/2014
Resumo O objetivo desta pesquisa é analisar, segundo a perspectiva teórico-metodológica dos estudos do Círculo de Bakhtin, propostas de redação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), de forma a entender sua constituição histórica, estrutura composicional e estilo na relação com vestibulares que não aderiram ao ENEM como processo seletivo e com documentos oficiais. Uma hipótese de que partimos é que essas propostas, ao considerarem de forma singular o discurso “educação para a cidadania”, através da competência “elaborar proposta de solução ao problema exposto” exigida no momento da escrita da redação, definem um modelo de texto a ser escrito, limitando assim o acesso à diversidade de gêneros e enunciados no momento da produção escrita. Na análise, mobilizamos os conceitos de enunciado, diálogo, gênero do discurso e sujeito, tal que compreendidos pelo Círculo de Bakhtin. Para realizar as análises dialógicas, realizamos uma pesquisa bibliográfica baseada em documentos oficiais da educação (PCN e LDB) que são bases para a constituição do ENEM, e um estudo bibliográfico da linguística textual para verificar o que se propõe sobre texto e textualidade, buscando compreender melhor o universo de produção textual exposto na avaliação da redação do ENEM.

Palavras-chave: ENEM; estudos bakhtinianos do discurso; gênero do discurso; redação escolar; exames vestibulares.

ABSTRACT

The objective of this research is to analyze according to the theoretical and methodological perspective from the studies of Bakhtin Circle, writing proposals from ENEM (National High School Exam) , in order to understand its historical development , compositional structure and style in relation to “vestibulares” that have not joined ENEM as selective and official documents. One hypothesis considered is that these proposals, when considering singularly the speech "education for citizenship" through the competence "prepare a solution to the problem" required at the time of writing the essay, define a model of text to be written, thus limiting access to gender diversity and statements at the time of writing production. In the analysis, we mobilize the concepts of utterance, dialogue, gender discourse and subject, such as understood by the Bakhtin Circle. To make the dialogical analysis , we conducted a bibliographic search based on official documents of education ( PCN and LDB ) that are bases the for the formation of ENEM, and a bibliographic study of textual linguistics to check what is proposed for text and your structure and quality, seeking to understand better the textual production universe exposed in the writing assessing of ENEM .


Keywords: ENEM; Bakhtinian discourse studies; gender discourse; school essay; entrance examinations.
Tipo Defesa-Mestrado
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APG 2.0
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