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Aluno(a) |
Raíssa Medici de Oliveira |
Titulo |
MULHERES NO PODER: forma de vida do ator mulher executiva contemporânea na revista VOCÊ S/A |
Orientador(a) |
Profª Drª Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento |
Data |
13/03/2014 |
Resumo |
Esta dissertação tem como objetivo principal verificar de que modo está configurada a forma de vida do ator mulher executiva contemporânea na revista VOCÊ S/A. Assim sendo, compreendeu-se a necessidade de investigar o conceito de forma de vida em semiótica e, para fazê-lo, optou-se por reconstruir uma parte da teoria: seus postulados fundamentais no âmbito da semiótica narrativa e discursiva e seus desdobramentos mais recentes no âmbito da semiótica do sensível, inaugurada com Da Imperfeição. De posse do referencial teórico, passou-se a investigar os textos que compõem o corpus de pesquisa: matérias jornalísticas e artigos de opinião em que figura o ator mulher executiva contemporânea. Inicialmente, buscou-se compreender como é construído o ator mulher executiva contemporânea no periódico e como é a forma de vida que a ele se atribui. Nesse sentido, foi possível, com a investigação do jogo estabelecido entre enunciador-enunciatário, não somente depreender essa forma de vida, mas também contrastá-la com a forma de vida do ator mulher executiva de outros tempos. Foi desse modo que se estabeleceu o percurso de inserção e permanência do ator mulher executiva contemporânea no cenário corporativo: um percurso marcado pela mudança/transformação dos valores inicialmente definidos pelo/para o mundo corporativo. Desse modo, verificou-se que o ator mulher executiva contemporânea é dotado dos papéis temáticos de executiva, mãe, esposa e mulher, e tem sua forma de vida marcada pela valorização da maternidade e do jeito feminino na carreira executiva. Em seguida, passou-se a examinar a questão do poder feminino e, nesse exame, também se investigou uma possível padronização da figura feminina pela masculina. Foi desse modo que se estabeleceu o percurso de empoderamento do ator e chegou-se à conclusão de que o poder do ator mulher executiva contemporânea é um poder ameno, marcado mais pela conciliação dos papéis e pela capacidade de liderança de equipes majoritariamente masculinas do que por qualquer outro ponto. Assim, a ambição e a paixão do poder público se manifestam no discurso da revista, mas o que prevalece é o discurso do equilíbrio. Por último, reconstruiu-se, por meio de marcas textuais explícitas e implícitas, formas de vida não referendadas pelo enunciador do periódico. Assim sendo, apoiando-se nos regimes de interação social propostos por Eric Landowski, chegou-se a uma tipologia das executivas contemporâneas, por meio da qual delineamos as executivas perspicazes, as presumidas, as ineptas e as advertidas, o que configura, respectivamente, um modelo a ser seguido, um modelo censurado, um modelo descartado e um modelo a ser pensado pelo enunciatário da VOCÊ S/A.
Palavras chave: semiótica greimasiana. Forma de vida. Regimes de interação social. Mulher executiva. VOCÊ S/A.
ABSTRACT
This dissertation aims at verifying how the form of life of the actor contemporary executive woman is configured in the magazine VOCÊ S/A. Accordingly, it was understood the need to investigate the concept of form of life in semiotics and, to do so, it was decided to rebuild part of the theory: its fundamental postulates within the narrative and discursive semiotics and its recent developments in the context of sensitive semiotics, inaugurated with Of the imperfection. After organizing the theoretical framework, the investigation of our corpus started: news reports and opinion articles in which the actor contemporary executive woman is portrayed. First of all, the research aimed at understanding how the actor contemporary executive woman is built in the magazine and how the form of life attributed to him (the actor) is. In this way, it was possible, with the investigation of the game established between enunciator and enunciatee, not only comprehend this form of life, but also contrast it with the form of life of the actor contemporary executive woman from other times. In doing so, it was attested the insertion and permanency path of the actor executive contemporary woman in the corporate scene: a path marked by the change/transformation of the values initially defined by the corporate world. That means the verification that the actor contemporary executive woman is gifted with the thematic roles of professional executive, mother, wife and woman, and that his form of life is marked by the valuation of the maternity and of the feminine manners in the executive career. Secondly, it was examined the female power issue and, in doing so, it was also examined a possible standardization of the feminine figure by the masculine one. Therefore, by attesting the empowerment path of the actor contemporary executive woman, the study came to conclusion that his power is a mild one, even more marked by the conciliation of the roles and by the capacity of leading mostly male teams than by any other point. In this manner, the ambition and the passion of the public power appear in the magazine discourse, but what prevails is the discourse of equilibrium. At last, it was rebuilt, by means of the implicit and explicit textual marks, forms of life that are not certified by the enunciator of the magazine. Thus, based on the regimes of social interaction developed by Eric Landowski, the research came to a typology, through which we conceived the perceptive, the pretentious, the inept and the advised female executives, what configures, respectively, a model to be followed, a censured model, a discarded model and a model to be thought by the enunciatee of VOCÊ S/A magazine.
Key words: greimasian semiotics. Form of life. Regimes of social interaction. Executive woman. VOCÊ S/A. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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