|
|
Aluno(a) |
Crisciene Lara Barbosa Paiva |
Titulo |
Um modelo de análise de inserções parentéticas em textos escritos e a aplicação em chat educacional no ensino de língua espanhola |
Orientador(a) |
profa. Mercedes Marcos Sanchez |
Data |
29/10/2013 |
Resumo |
Esta tese objetivou criar uma proposta teórico-metodológica para análise de inserções parentéticas em textos escritos aplicável a textos escritos , a partir dos fundamentos teórico-analíticos da Gramática Textual-Interativa (GTI), tomando como base um corpus escrito chat educacional escrito em espanhol como língua estrangeira e, na sequência, aplicar a mencionada proposta nesse corpus, além de outros aspectos teóricos. Para isso, inicialmente, elaboramos e definimos tendo como base o referido corpus uma Unidade de Análise e um Critério de Seleção, de Identificação, de Delimitação e de Reconhecimento de inserção parentética para, em uma etapa posterior, proceder a uma análise da parentetização nesse mesmo corpus em contexto de Comunicação Mediada por Computador (CMC) em situação de ensino e aprendizagem de língua estrangeira, e, mais especificamente, em chat educacional voltado para o ensino de espanhol para brasileiros. A parentetização foi descrita e analisada em sessões de chat educacional de um curso de espanhol com fins específicos, intitulado Español para Turismo (EPT), ministrado totalmente a distância, sem o uso de recursos de áudio e vídeo. Essas sessões de chat educacional foram realizadas essencialmente por escrito, em tempo real (síncrono), em língua espanhola por participantes brasileiros. Além disso, como desdobramento do próprio trabalho da tese, elaboramos uma definição de um gênero de chat considerado mais geral, que denominamos de Chat Geral, e uma definição do Chat Educacional. Especificamente, esta tese: (a) Define uma Unidade de Análise, de caráter discursivo, para uma análise de inserções parentéticas tanto no corpus como também aplicável a outros textos escritos; (b) Define um Critério de Seleção, de Identificação, de Delimitação e de Reconhecimento (CRISIDER) de inserção parentética tanto no corpus como também aplicável a outros textos escritos; c) Após a realização dos itens (a) e (b), mencionados, procedemos à análise das inserções parentéticas, aplicando a referida Unidade de Análise, o mencionado Critério de Seleção, além de analisar de acordo com a segmentação proposta por Delomier e Morel (1986); e de alguns postulados de Jubran (2006b); d) Interpretamos os resultados; e e) Criamos uma proposta teórico-metodológica para uma análise da parentetização em (aplicável a) textos escritos, cuja proposta contempla e congrega (além de outros processos ou etapas de análises): i) Unidade de Análise para o estudo de inserções parentéticas; ii) Critério de Seleção, de Identificação, de Delimitação e de Reconhecimento de inserções parentéticas; e iii) Definição Conceitual de Parentetização. Cabe
ressaltar que esses itens (i), (ii), (iii) foram formulados para uma análise de inserções parentéticas |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|