UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Rosângela Nogarini Hilário
Titulo "Marcas de singularidade na produção oral da criança pequena: um olhar sobre a aquisição do plural nominal"
Orientador(a) Profª Drª Alessandra Del Ré
Data 16/09/2013
Resumo Esta pesquisa teve como objetivo analisar os primeiros empregos do morfema de plural no sintagma nominal na produção oral de crianças monolíngues e bilíngues adquirindo o português do Brasil (PB) e o francês (FR). A análise foi proposta considerando as reflexões acerca da língua(gem) que constam nos escritos de Bakhtin e o Círculo, bem como os conceitos propostos por Vygotsky e Bruner acerca da aquisição da linguagem. O corpus foi coletado longitudinalmente, em situações naturalísticas, e é composto pelo registro em vídeo de duas crianças monolíngues brasileiras (Ana, 1;11.03 a 2;07;27, Melissa, 2;02.05 a 2;11.19), uma criança francesa (Madeleine, 1;11.13 a 2;09.16) e uma criança bilíngue PB/FR (Marina, 2;05.10 a 3;02.18). Os dados foram transcritos no programa CLAN, segundo as normas CHAT, e analisados com o auxílio do programa EXCEL, a partir de categorias linguísticas e extralinguísticas. A princípio, nós observamos que os numerais são um recurso importante para a expressão de pluralidade no período de aquisição, sendo constatado em maior número na produção em PB (tanto das crianças monolíngues quanto da criança bilíngue) do que em FR. Há mais ocorrências de sintagmas nominais plurais no corpus em francês – e a produção é mais precoce, porém, também é maior o número de uso de plural em contextos em que o singular era esperado. Identificamos também, na produção da criança brasileira adquirindo o PB, três possibilidades de marcação de plural em sintagmas nominais compostos por dois ou mais elementos: sintagmas compostos por Dp+Np (por exemplo: as asas), sintagmas compostos por Dp+Ns (por exemplo: os amiguinho) e sintagmas compostos por Ds+Np (por exemplo: a mãos). A ocorrência desse último tipo é consideravelmente maior, possivelmente devido à dificuldade da criança em produzir a fricativa [s] em posição de coda medial. A situação e a sequência discursiva, bem como o tipo de discurso, parecem exercer um papel fundamental para as primeiras ocorrências de enunciados com sintagmas nominais plurais, já que estes são produzidos principalmente em situações de jogo ou leitura, em enunciados descritivos e acompanhados por gestos de apontar, pela manipulação ou observação imediata dos objetos.

Palavras-chave: aquisição da linguagem, plural nominal, dialogismo.

Abstract

This research aims to analyze the first uses of the plural morpheme in nominal sentences in oral productions of monolingual and bilingual children, who are acquiring Portuguese from Brazil (PB) and French (FR). The analysis was proposed considering the reflections about language in Bakhtin and the Circle’s writings, as well as the concepts proposed by Vygotsky and Bruner about language acquisition. The corpus was collected in a longitudinal methodology in naturalistic situations and it is composed by video registers of two Brazilian monolingual children (Ana, from 1;11.03 to 2;07;27, Melissa, from 2;02.05 to 2;11.19), a French monolingual (Madeleine, from 1;11.13 a 2;09.16) and a bilingual child in French and Portuguese (Marina, from 2;05.10 to 3;02.18). The data were transcribed in the program CLAN, according to the rules from CHAT and analyzed using EXCEL tables. The categories used in the analyses are linguistic and extra linguistic ones. To start, we observed that numerals are an important tool to express plural in the period of language acquisition, and they were found in a larger number in the production in PB (both monolinguals and bilinguals) than in FR. There are more examples of plural nominal sentences in the French corpus – and the production occurs earlier than in PB, but the use of plural in contexts in which singular was expected was larger, though. It was possible to identify three possibilities to mark the plural in nominal sentences composed by two or more elements in the production of the Brazilian child acquiring PB: sentences composed by Dp+Np (for example: as asas (the wings)), sentences composed by Dp+Ns (for example: os amiguinho (the little friend[s])) – in PB we should mark the plural in the article and in the noun. In this example the child does it in the article but not in the noun) and sentences composed by Ds+Np (for example: a mãos (the hands) – in PB the mark should come both in the article and the noun, but the child only uses it in the noun). The occurrence of this last type is considerably larger, possibly due to the child’s difficulty to produce the fricative [s] in medial coda position. The situation and the discursive sequence, as well as the type of discourse, seem to play a fundamental role for the first usages of nominal and plural statements, since they are mainly produced in games and reading situations, in descriptive statements and followed by pointing gestures, by the manipulation or direct observation of objects.
Keywords: language acquisition, nominal plural, dialogism.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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