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Aluno(a) |
Juliana Spirlandeli Batista |
Titulo |
GQ E MEN |
Orientador(a) |
Profª. Drª. Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento |
Data |
03/06/2013 |
Resumo |
Esta pesquisa teve como proposta examinar e descrever os estilos de vida do homem contemporâneo depreendidos dos periódicos Gentlemens Quarterly e Mens Health, bem como investigar os modos pelos quais os programas narrativos, nelas desenvolvidos, demonstram os diferentes estilos de vida desse novo homem. Além disso, foi também possível identificar como se deu a interação entre enunciador, por meio de sua projeção no texto, e enunciatário, que se fez presente pelas marcas deixadas no texto. O trabalho fundamenta-se na teoria semiótica de origem francesa, desenvolvida por Algirdas Julien Greimas e tem como núcleo de suas preocupações o modo de significar, mais precisamente nos encontros entre sujeitos e objetos de valor, de onde a comunicação faz suscitar inúmeras significações. Esses encontros entre o sujeito e o objeto que abarcam suas conjunções e disjunções, fusões e separações produzem efeitos de sentidos distintos e variados que perpassam as análises por meio das quais o sentido vai sendo construído e manifestado, de tal modo que ele surge orientado pela imanência dos textos que o colocam à mostra. O trabalho também se alicerça na Sociossemiótica, principalmente nas postulações de Eric Landowski. O corpus de análise foi selecionado tendo como base o amplo cenário oferecido para tratar do universo do homem contemporâneo na mídia. Dessa forma, em razão da diversidade de produtos midiáticos oferecidos ao homem, selecionou-se os dois periódicos já mencionados, no período de abril de 2011 a abril de 2012. Ao estabelecer as diferenças entre os periódicos na representação do masculino, norteou-se a seguinte hipótese: é possível encontrar e reconhecer a configuração dos mesmos estilos de vida em ambos os periódicos? Com base nas análises foi possível perceber as diferenças que distanciam os dois periódicos, já que na GQ identificou-se que os estilos de vida do homem configuram um verdadeiro homem do mundo, assim a revista pode ser reconhecida como um manual de manutenção desse status quo. Já na Mens Health os estilos de vida configuram um homem em transformação, cujo objetivo principal é chegar ao espaço social desse homem do mundo, o que caracteriza a revista como um manual que ensina os programas narrativos de estilos de vida a fim de que esse homem metamorfoseado entre em conjunção com seu objeto-valor, que é se tornar o verdadeiro gentleman. As análises demonstraram ainda a presença constante de incentivos à manutenção ou transformação de comportamentos, gostos e, principalmente da aparência em geral, cujo enfoque se caracteriza por meio da combinação da imagem dos enunciatários àquelas dos modelos que povoam os textos midiáticos.
Palavras-chave: semiótica greimasiana; estilos de vida; Gentlemens Quarterly; Mens Health, público masculino.
ABSTRACT
This research aimed at examining and describing the lifestyles of the contemporary men gathered from the magazines Gentlemens Quarterly and Mens Health as well as investigating the way in which the narrative programmes developed demonstrate the different lifestyles of the new men. Furthermore, it was also possible to identify how the interaction between the enunciator, through its text projection, and the enunciatee, present by the footprints left in the text, occurred. The research is based on the French semiotics theory, developed by Algirdas Julien Greimas and one of its main worries is the way to signify, especially when the subjects and the value objects meet and where the communication raises significance. These encounters between the subject and the object which comprise its conjunctions and disjunctions, fusions and separations produce distinct and varied sense effects that pass by the analysis in which the sense is being built and displayed. Thus, the sense comes up oriented by the immanence of the texts which show it up. This work also places its foundations on the sociossemiotics, mainly on the assumptions made by Eric Landowski. The corpus was selected based on the extensive scenario offered to deal with the universe of the contemporary men on the media. On account of the diversity of the mediatic products offered to the men, the two mentioned magazines were selected, from April 2011 to April 2012. By establishing the differences between the magazines to represent the masculine, it was possible to orientate the following hypothesis: is it possible to recognize the configuration of the same lifestyles in both magazines? Based on the analysis, it possible to notice the differences which distantiate the two magazines, taking into account that in GQ, it was possible to identify that the lifestyles of the men represent the real worldwide men and the magazine can be recognized as a manual on how to keep this status quo. In the Mens Health the lifestyles represent the changing men, whose main goal is to reach the social place of the worldwide men, what characterizes the magazine as a manual that teaches the narrative programmes of the lifestyles in order that this changed man gets together with its value object that is to become the real gentleman. The analysis also demonstrated the great presence of stimuli to keep or change the behavior, likes and most importantly the appearance in general, and the emphasis is typified by the combination of the image of the enunciates to those models that appear in the mediatic texts.
Key words: greimasian semiotics; lifestyle; Gentlemens Quarterly; Mens Health; male public. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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