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Aluno(a) |
Gisele Alves |
Titulo |
O ESTUDO DOS COMPOSTOS E FRASEOLOGISMOS CRIADOS POR JOÃO CABRAL DE MELO NETO: proposta de estudo da coindexação semântica |
Orientador(a) |
Profª. Drª Clotilde de Almeida Azevedo Murakawa |
Data |
28/05/2013 |
Resumo |
As criações lexicais resultantes da tendência criativa e inovadora dos escritores e empregadas no contexto da poesia raramente contribuem para o processo de ampliação e renovação do léxico de uma língua, pois apresentam características muito específicas em razão de seu potencial expressivo no interior do texto poético que as definem enquanto fontes propiciadoras de inesperados e inusitados efeitos de sentido no contexto poético. Ressalta-se, além das marcas de expressividade que caracterizam essas unidades, a questão de que representam os potenciais das regras do sistema linguístico que alicerçam sua criação. Portanto, este trabalho tem por objetivo levantar, descrever e analisar as criações lexicais, mais especificamente as palavras compostas e os fraseologismos, criados e empregados por João Cabral de Melo Neto em sua obra poética, verificando os processos semânticos que coordenam as novas criações lexicais e, consequentemente, a instauração de novos sentidos no interior da poesia em questão. Assim, do ponto de vista teórico, esta pesquisa fundamenta-se em autores do campo da Lexicologia dedicados ao exame da composição, como Villalva (2000), Martins (1995), Scalise (1994) e Rio-Torto (1998) e ao exame dos fraseologismos a partir dos estudos de Sanróman (2001), Xatara (1998), Pastor (1996) e outros. Para o estudo das criações lexicais, adota-se o ponto de vista de Guilbert (1975), Boulanger (1979) e Barbosa (1981), seguido das contribuições teóricas da Estilística Léxica representada por Martins (2000), Marouzeau (1959), Lapa (1982) e Câmara Jr. (1977). Nossa perspectiva de análise adotada para a descrição dos dados baseia-se na teoria da coindexação semântica defendida por Rio-Torto (2010).
Palavras-chave: criações lexicais; efeitos de sentido; expressividade; criatividade; poesia; estilo.
ABSTRACT
The lexical creations resulting from the tendency of creative and innovative and writers employed in the context of poetry rarely contribute to the process of renewal and expansion of the lexicon of a language, since they have very specific characteristics due to its expressive potential within the poetic text that define as sources for the generation of unusual and unexpected effects of poetic sense in the context. It is noteworthy, besides the marks of expression that characterize these units, the question of representing the potential of the linguistic system of rules that underpin its creation. Therefore, this study aims to lift, describe and analyze the lexical creations, more specifically the compound words and fraseologismos, created and employed by João Cabral de Melo Neto in his poetic works by checking the semantic processes that coordinate the new creations and lexical hence the introduction of new meanings within the poem in question. Thus, from a theoretical standpoint, this search is based on authors in the field of Lexicology dedicated to the examination of the composition, as Villalva (2000), Martins (1995), Scalise (1994) and Rio-Torto (1998) and examination of fraseologismos from studies Sanróman (2001), Xatara (1998), Pastor (1996) and others. For the study of lexical creations, we adopt the point of view of Guilbert (1975), Boulanger (1979) and Barbosa (1981), followed by the theoretical contributions of Lexical Stylistic represented by Martins (2000), Marouzeau (1959), Lapa (1982) and Câmara Jr. (1977). Our analytical perspective adopted for the description of the data is based on the theory of semantic coindexação defended by Rio-Torto (2010).
Keywords: lexical creations; meaning effects; expressiveness; creativity; poetry; style. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
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