|
|
Aluno(a) |
Michelle Fernanda Cocolete Farto |
Titulo |
O ensino de Língua Estrangeira e a importância da atividade de linguagem: construção da identidade do aluno |
Orientador(a) |
Profª Drª Leticia Marcondes Rezende |
Data |
29/04/2013 |
Resumo |
Nosso objetivo neste trabalho é abordar o processo de aprendizado de língua estrangeira sob uma nova óptica. Fundamentamos nossos estudos na Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas de Antoine Culioli. Temos por intenção focar a importância do trabalho com a linguagem quando se trata do ensino de uma língua estrangeira e, por esse motivo, buscamos estudar como se compõem as metodologias comumente utilizadas para essa finalidade. O que pudemos perceber é o enfoque no método tradicional baseado na gramática e na tradução, mesmo quando se tenta introduzir alguns recursos mais modernos, o que acaba se tornando um equívoco de nosso ponto de vista, pois acreditamos numa abordagem de ensino mais reflexiva. Antes de passar às análises dos enunciados apontamos algumas questões sobre o estudo de gramática voltado para o ensino e os problemas de se abordá-la de forma estabilizada. Passamos, então, aos enunciados selecionados em língua francesa com a ocorrência do verbo faire para, através das análises, demonstrarmos a importância de um pensar sobre a própria linguagem. Desse modo, esta dissertação de mestrado visa apontar reflexões que possam contribuir com o desenvolvimento dos estudos sobre o ensino de língua estrangeira através de um olhar enunciativo que leva em consideração a atividade epilinguística e metalinguística dos aprendizes, os processos de parafrasagem e a construção das categorias gramaticais. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|