|
|
Aluno(a) |
Camila Arndt Wamser |
Titulo |
Atividade Epilinguística em sala de aula: as interpretações naturais feitas pelos alunos |
Orientador(a) |
Profª Drª Leticia Marcondes Rezende |
Data |
26/04/2013 |
Resumo |
O objetivo principal desta pesquisa é estabelecer um contraponto entre as abordagens tradicional e epilinguística no ensino da língua materna. Os demais objetivos são: 1) determinar as noções semânticas e sintáticas estabelecidas pelos alunos na compreensão de termos previamente selecionados; 2) operar oralmente com a marca mas; 3) identificar a ausência da reflexão nas atividades tradicionais de interpretação de textos, vocabulário e gramática. Nossa pesquisa é dividida em duas etapas, a primeira, de análise dos enunciados e um trabalho prático com os alunos. A segunda, de comparação do desenvolvimento metalinguístico dos alunos nas duas metodologias. Trabalhamos com duas turmas de sexta-série da Escola Dr. Joaquim Batista na cidade de Jaboticabal/SP, entre os meses de agosto/2011 e maio/2012. Na turma, denominada (B), trabalhamos com a atividade epilinguística, por meio da leitura e interpretação de fábulas de modo oral, buscando motivar os alunos a produzirem explicações naturais sobre noções selecionadas, bem como sobre as relações adversativas estabelecidas por marcas específicas ou pela ausência dessas. Após cada aula fizemos sua transcrição com o intuito de levantar os enunciados passíveis de análise segundo o modelo fornecido pela Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas. Na outra turma, chamada (A) trabalhamos os mesmos textos, porém, com atividades tradicionais de interpretação de texto e gramática. Nas aulas com as quais trabalhamos com as atividades epilinguísticas (Turma B) observamos um melhor desenvolvimento linguístico dos alunos, bem como a participação efetiva dos mesmos na construção e desenvolvimento das aulas, comparando com a turma (A).
Palavras chave: Atividade epilinguística. Ensino da língua materna. Teoria das operações predicativas e enunciativas. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|