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Aluno(a) |
Camila Cristina de Oliveira Alves |
Titulo |
DIÁLOGOS ENTRE RAP E REPENTE: HETEROGENEIDADE DISCURSIVA E REPRESENTAÇÃO DA SUBJETIVIDADE NA CANÇÃO |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Marina Célia Mendonça |
Data |
18/02/2013 |
Resumo |
Procuramos nos ocupar neste trabalho do ideal estético que a canção representa, demonstrando, por meio de enunciados, os valores transmitidos pelos sujeitos que se expressam nesses discursos. Observando a pluralidade que constitui a cultura popular brasileira, investigamos os elementos enunciativos constituintes de algumas produções. Nesta pesquisa, partimos da hipótese de que há diálogo entre os gêneros cancioneiros Rap e Repente, e durante este trabalho problematizamos essa questão por meio da análise de canções que selecionamos para demonstrar a linguagem utilizada pelos autores desses gêneros cancioneiros em seus discursos. Nosso corpus é composto de canções rap e repente dos artistas: João Paraibano e Sebastião Dias; Kamau; Zé Brown; RAPadura Xique-Chico; O Rappa; Thaíde; Caju e Castanha. A proposta analítica do círculo de Bakhtin possibilita um enfoque do ponto de vista discursivo que propicia também a investigação de fatores externos ao discurso da canção que possam ter influenciado uma determinada composição em um dado momento histórico, de acordo com o contexto social no qual está inserido esse discurso, bem como a quem ele é dirigido e como ele pode ser entendido. Acreditamos que a autovalorização de uma nova geração, ouvinte de rap, mas que tomou contato com a produção da cantoria nordestina, busca nessas formas de tradição oral, sua identificação enquanto sujeito brasileiro, filho de várias raças e atravessado por múltiplos discursos.
Palavras-chave: Estudos bakhtinianos. Análise Dialógica do Discurso. Canção. Cultura Popular.
ABSTRACT
In this work we talk about the aesthetic ideal of the song, through statements, figures provided by the subjects that are expressed in these speeches. Considering the diversity that constitutes the Brazilian popular culture, we investigated the constituent enunciative elements of some productions. In this research, we observe that there is a dialogue between the musical genders Rap and Repente, and problematize this issue by analyzing the songs we selected to demonstrate the language used by the authors of these musical genres in their speeches. Our corpus consists of rap and repente songs of the artists below: João Paraibano e Sebastião Dias; Kamau; Zé Brown; RAPadura Xique-Chico; O Rappa; Thaíde; Caju e Castanha. The proposed analytical Bakhtin Circle enables a focus of discursive perspective that also provides research on external factors to the discourse of song that might have influenced a certain composition in some historical moment, according to the social context in which it is inserted this discourse, and to whom it is addressed and how it can be understood. We believe that the self-worth of a new generation of rap listeners, but it came into contact with the production of singing Northeastern, search in these forms of oral tradition, while fellow Brazilian identification, son of various races and crossed by multiple discourses.
Keywords: Bakhtin studies. Dialogical Analysis of Discourse. Song. Popular Culture. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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