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Aluno(a) |
Rafaela Giacomin Bueno |
Titulo |
Aquisição e/ou aprendizagem: a constituição da subjetividade e identidade de uma criança falante de português brasileiro e de espanhol |
Orientador(a) |
Profa. Dra. Alessandra Del Ré |
Data |
22/03/2013 |
Resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo trazer reflexões acerca da constituição da subjetividade e identidade de uma criança brasileira (F.5;3-5;12) que inicia a aquisição/aprendizagem de espanhol aos 4 (quatro) anos de idade em um colégio bilíngue (Português/Espanhol) e, desde então, passa a utilizá-la em ambiente familiar. Partimos da hipótese de que o contato com essa outra língua, o espanhol considerando que a língua materna da criança é o português brasileiro (doravante PB) - permitiria à criança, no processo de constituição de sua subjetividade, um deslocamento identitário que emerge de movimentos discursivos configurados nos gêneros ou fomatos (BRUNER, 1984, 1983). Para refletirmos sobre as questões levantadas, partimos de uma perspectiva dialógica-discursiva, buscando trazer as contribuições de Bakhtin (2010, 2000) e do Círculo (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2006, 1997, 1976) para os estudos de Aquisição de Linguagem, aquisição/aprendizagem de L2/LE e bilinguismo. Considerando as condições de contato com o espanhol que F. apresenta, postulamos, como segunda hipótese desta pesquisa, que os processos de aquisição/aprendizagem podem ser coexistentes e interdependentes. Para tanto, negamos a hipótese de Krashen (1981) a partir de reflexões sobre os conceitos de interferência e code-switching que, ainda que estejam presentes na literatura sobre aprendizagem de L2/LE e sobre bilinguismo, respectivamente, tampouco são fenômenos claramente delimitados. Analisamos neste trabalho 10 (dez) sessões de gravações em áudio e vídeo da criança F., em situações de interação com mãe e/ou com a pesquisadora-observadora, em ambiente familiar. Nelas, ao observarmos os encadeamentos discursivos entre F. e o outro, verificamos marcas singulares nas produções linguísticas infantis que nos evidenciaram o deslocamento identitário, movimentos dentro de domínios. Tais marcas, incluindo a idade da criança e a proximidade tipológica entre o PB e o espanhol, também nos permitiram discutir em favor da complementariedade dos processos de aquisição, bilinguismo e aprendizagem, corroborando às reflexões sobre a constituição da subjetividade e identidade infantis.
Palavras-chave: Aquisição/Aprendizagem. Bilinguismo. Subjetividade. Identidade. Deslocamento. Gêneros/formatos.
ABSTRACT
This research aims to reflect on the constitution of the subjectivity and identity of a Brazilian child (F.5;3-5;12) who started the acquisition/learning of Spanish at 4 (four) years old in a bilingual school (Portuguese/Spanish) and, since then, he has also spoken Spanish at home. We hypothesize that the new linguistic contact, the Spanish one, - considering that the childs mother tongue is Brazilian Portuguese (hereafter BP) would allow him, in the constitution of the subjectivity process, an identity movement that emerges from the discursive movements configured on the genres or formats (BRUNER, 1984, 1983). To consider the presented issues, we lead the research in the Language Acquisition, acquisition/learning of second and foreign language and bilingualism by a dialogical-discursive point of view, based on the ideas of Bakhtin (2010, 2000) and the Circle (BAKHTIN/VOLOSHINOV, 2006, 1997, 1976). Because of the particular contact with Spanish that the child has, we consider, as the second hypothesis of this research, the coexistence and interdependence between the acquisition/learning processes. With that purpose, we refuse Krashens acquisition-learning hypothesis (1981). Although interference and code-switching are found in the process of second (or foreign) language and bilingualism respectively they are clearly defined as far as this child is concerned. Our analysis includes 10 (ten) audio and video recording sessions of one child, F., interacting with his mother and/or the researcher-observer, at home. We observe that they present discursive linkings between F. and the other, verifying singular features in his linguistic productions that proved the identity movement, moviment inside domains. These features, including the age of the child and the typological proximity between BP and Spanish, also allow us to discuss the acquisition, bilingualism and learning as complementary processes, corroborating with the issue of the constitution of the subjectivity and identity of the child.
Key-words: Acquisition/Learning. Bilingualism. Subjectivity. Identity movements. Genres/formats. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
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