UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Adriana Paula Chaves
Titulo Manifestações da língua falada em narrativas escolares
Orientador(a)
Data 04/12/2002
Resumo Partindo da hipótese de que, ao se produzirem textos falados e escritos, utilizam-se recursos diferenciados - principalmente devido às diferenças na ordem das condições de produção - propõe-se tratar, neste estudo, da interferência da língua falada nas produções escritas escolares. Ao se efetuar a análise das redações, foi verificada uma acentuada presença de marcas típicas da fala, como orações entrecortadas, abuso de repetições, anáfora sem referente, presença de marcadores conversacionais e de nível informal da linguagem. Uma possível causa desse fenômeno decorre da não-definição da situação escolar de escrita. O aluno não tem claro em sua mente o que é específico do texto oral e do escrito e acaba por escrever da mesma maneira que fala. A dificuldade de acesso ao texto escrito é mais um agravante, pois ao desconhecer ou dominar mal certas construções do português escrito formal, o estudante acaba por utilizar outros recursos próprios da oralidade para construir seu texto. Enfim, para que o aluno empregue adequadamente ambas as modalidades, é necessário que se proponha, em sala de aula, atividades em que seja levado a praticar tanto a expressão escrita quanto a falada. Além disso, é conveniente que se defina a situação de interlocução na qual se insere o texto escrito.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
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