|
|
Aluno(a) |
Tatiane Maria Nege |
Titulo |
O ensino de gramática na escola: o "Retorno" à linguagem |
Orientador(a) |
|
Data |
18/12/2002 |
Resumo |
Esta dissertação objetiva discutir os problemas mais freqüentes encontrados no ensino de gramática escolar, mais especificamente o problema do uso da Gramática Normativa como principal recurso didático pelos professores, a qual se mostra inadequada para o cumprimento dos atuais objetivos do ensino de língua materna em geral, visto que a mesma apresenta inúmeras falhas. Apontamos como falha mais grave dessa gramática a ausência, em suas bases teóricas, do conceito de linguagem como uma atividade, um processo cognitivo-simbólico de construção de significados.
Com base nesta questão, procuramos mostrar que é possível relacionar o estudo da gramática a um trabalho reflexivo com a língua, partindo-se da linguagem do aluno, uma vez que esta deveria ser o alvo dos estudos de língua materna na escola. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|