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Aluno(a) |
Sandra Regina de Andrade |
Titulo |
O tratamento da gramática nos livros didáticos de português |
Orientador(a) |
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Data |
17/04/2002 |
Resumo |
A presente dissertação objetiva verificar como se está ensinando gramática nas escolas estaduais da cidade de Araraquara (SP) e região, a partir da observação dos livros didáticos usados nessas escolas, na 5a, 6a, 7a e 8a séries do ensino fundamental. Na análise, cotejam-se as propostas de ensino desses livros didáticos com as de cunho oficial, com o intuito de se observar se há adequação entre elas, quanto ao tratamento dos conteúdos gramaticais. Além disso, levantam-se dados que vão sendo analisados qualitativa e quantitativamente, com base na teoria funcionalista da linguagem. Para tal análise, consideram-se os seguintes fatores como relevantes para o tratamento da gramática nos livros didáticos em questão: o tratamento da variação lingüística, o estudo da oralidade, a exercitação da gramática, e o estudo de algumas classes de palavras e de algumas funções sintáticas constantes das lições. Os resultados obtidos permitiram concluir que: a) a norma lingüística _ em quaisquer sentidos em que seja tomada _ não é o que conduz de modo determinante as lições, o que contradiz a maioria das avaliações recentes, que considera o ensino como normativo; b) a oralidade é tratada de modo simplista e redutor; c) as lições e os exercícios gramaticais dos livros didáticos em exame demonstraram uma postura bastante tradicional por parte dos autores, que têm ignorado os avanços dos estudos lingüísticos, bem como os das propostas oficiais para o ensino, especialmente no que diz respeito ao funcionamento da linguagem. Esses resultados confirmam a pertinência da investigação, nas bases em que está proposta. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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