|
|
Aluno(a) |
Marília Lima Pimentel |
Titulo |
LIVROS DE AUTOAJUDA ADAPTADOS AO PÚBLICO INFANTO JUVENIL: estratégias linguístico-discursivas |
Orientador(a) |
|
Data |
23/08/2012 |
Resumo |
O presente trabalho procura examinar algumas obras de autoajuda adaptadas ao público infantojuvenil, tendo como base para a análise também as obras publicadas para aos adultos. Propõe-se neste estudo uma análise comparativa entre os livros originais e suas respectivas adaptações, totalizando sete obras. Nosso objetivo é explicitar as estratégias linguísticos-discursivas nos livros para o público adulto e suas adaptações. Para fundamentar a análise, fez-se um levantamento da história da literatura infantojuvenil e o dos livros de autoajuda. Nortearam esta pesquisa alguns princípios teóricos de discurso e enunciação na perspectiva da semiótica greimasiana, alguns enfoques da teoria bakhtiniana de gênero relacionada com a greimasiana, bem como determinados aspectos dos estudos da Nova Retórica. Com isso, esperamos delinear a imagem de enunciatário projetada nos livros estudados. Assim, as versões para jovens e crianças examinadas têm o objetivo de prepará-los para lidar com as dificuldades da vida adulta, tais como, desenvolver a inteligência financeira, aprender a lidar com mudanças, ser empreendedor, dentre outras competências.
Palavras chaves: adaptação. autoajuda. . literatura infantojuvenil. semiótica. discurso
ABSTRACT
The present thesis aims at examining some self-help works adapted to childrenteenagers readers, establishing as a parameter of analysis the adult books they were adapted from. A comparison between the original adult works and their childrenteenagers adaptation is proposed, for which seven books were analyzed. Our aim is to headlight the linguistic- discursive strategies handled to adapt the adult books into children/teenagers books. In order to underlie the analysis, a study of the childrenteenagers literature history and self help books composition was carried out. Some discourse and enunciation theoretical principles in a greimasian semiotic perspective guided this research, as well as gender related bakhtinian and greimasian theory. Some New Rhetoric aspects were also dealt with. As a result, we hope to portrait the discursive image projected by the books studied. As a conclusion, the analyzed childrenteenagers versions have as an aim to get the children and youngsters ready to deal with adult life challenges they will face in the future, such as: to develop financial intelligence, to learn how to absorb changes, to develop enterprising spirit, among other abilities.
Key words: adaptation, self help, childrenteenagers literature, semiotics, discourse |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|