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Aluno(a) |
Patrícia Tosqui |
Titulo |
Advérbios Modalizadores - Subsídios para Dicionários Bilíngües |
Orientador(a) |
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Data |
08/04/2002 |
Resumo |
Este trabalho teve por objetivo fornecer subsídios para a elaboração de verbetes referentes a advérbios modalizadores em um dicionário escolar inglês-português. Em primeiro lugar, realizou-se um estudo da modalidade e dos advérbios modalizadores, adotando-se a classificação de Neves (2000) em: Deônticos (necessariamente); Epistêmicos, subdivididos em Afirmativos (certamente) e Relativos (provavelmente); Delimitadores (socialmente) e Afetivos, subdivididos em Subjetivos (francamente) e Intersubjetivos (felizmente). Seguindo tal classificação, passou-se ao estudo das propriedades sintático-semânticas desses advérbios e de suas diferenças de distribuição nas duas línguas, com base principalmente no trabalho de Cinque (1999). O autor propõe uma hierarquia universal para os advérbios e postula que os advérbios externos à sentença devem ser tratados como especificadores de projeções funcionais. De acordo com essa proposta, tais advérbios têm uma posição fixa na oração, e são os deslocamentos de outros constituintes que possibilitam diferentes posições. Para os modalizadores estudados, adotou-se a seguinte hierarquia: Afetivos > Delimitadores > Epistêmicos > Deônticos. A análise de vinte advérbios selecionados para representar o grupo dos modalizadores, com base em córpus de ocorrências reais em textos escritos, evidenciou como principais diferenças distributivas: a posição intermediária do advérbio entre o verbo e seus complementos e entre os verbos auxiliares e plenos, e a posição do advérbio em relação à negação. A seguir, passou-se ao estudo de obras lexicográficas, tendo-se concluído que a microestrutura do dicionário chamado híbrido ou semi-bilíngüe é a ideal para estudantes de inglês em nível inicial. Por fim, apresentamos uma proposta de tratamento dos advérbios modalizadores, exemplificada pela elaboração de seis verbetes-tipo. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
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