UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Lívia Monteiro de Queiróz Migliorino
Titulo De versos e trovas: análise de aspectos fonoestilísticos do Português Medieval por meio das "Cantigas de Santa Maria"
Orientador(a)
Data 17/08/2012
Resumo Esta tese objetiva analisar a ocorrência de processos fonológicos de cunho estilístico, isto é, processos considerados não esperados, a partir de um corpus do Português Medieval: as Cantigas de Santa Maria. Trata-se, portanto, de verificar os possíveis condicionamentos linguísticos envolvidos na sua realização, sobretudo no que se refere a fenômenos de sândi – crase elisão e hiato – e paragoge.
As Cantigas de Santa Maria são atribuídas à lavra de Afonso X de Castela, o rei “Sábio”. Esta coleção é composta por 420 cantares em louvor à Virgem Maria, de quem o monarca é adorador. Todavia, para o presente estudo, foi feito um recorte no que tange ao cancioneiro mariano, sendo coletados, assim, os processos estilísticos atuantes nas cem primeiras cantigas.
Entende-se como processo não esperado aquele que deixa de atuar em contextos em que sua realização é esperada, o que inclui casos típicos de opacidade (cf. KIPARSKY, 1985). Desta forma, pode-se dizer que esta pesquisa tem como objetivo, ainda, descrever as regras opacas dos referidos fenômenos.
O objetivo principal é, contudo, fazer uma análise do tratamento que vêm recebendo tais formas tidas como desviantes, no âmbito de teorias fonológicas, desde o estruturalismo até modelos mais recentes, como a Teoria da Otimalidade. O que foi possível constatar é que as teorias, de modo geral, encontram sérias dificuldades de inserir processos estilísticos na gramática da língua, sendo a Fonologia Lexical (KIPARSKY, 1982, 1985; MOHANAN, 1986; PULLEYBLANK, 1986) o modelo que mais se aproxima de uma solução, à medida que descreve tais fenômenos e os enquadra na gramática fonológica. Por conta disso, esta tese defende que esses casos não podem ser relegados à margem da gramática.
Deste modo, para descrição e análise das regras de sândi e paragoge, lançaremos mão do modelo proposto pela Fonologia Lexical (KIPARSKY, 1982, 1985; MOHANAN, 1986; PULLEYBLANK, 1986), além de remetermos a trabalhos sobre estruturação da sílaba – sobretudo Selkirk (1982) e Collischonn (2005) –, visto que a presente análise demanda detalhada descrição da estrutura silábica.
A partir dos dados analisados foi possível concluir que o trovador não tem tanta liberdade para “criar” ou não formas desviantes, segundo sua vontade, para satisfazer necessidades artísticas, fato corroborado pela baixíssima margem de arbítrio de que dispunham.

Palavras-chave: Português Medieval, Cantigas de Santa Maria, processos fonológicos estilísticos, sândi, paragoge, Fonologia Lexical, opacidade.

This thesis aims to analyze the occurence of stylistic phonological processes occurrence, or processes considered unexpected, from a corpus of Medieval Portuguese: The Cantigas de Santa Maria. Possible linguistic constraints involved in their performance are analyzed particularly as regards the phenomena of sandhi – crasis, elision and hiatus – and paragoge.
The Cantigas de Santa Maria are attributed to Alfonso X of Castile, the king "Wise". This collection is composed of 420 cantigas in praise of Virgin Mary. However, for the present study a necessary cutout was made with regard to the Marian repertoire, being collected stylistic processes which operate in the first hundred cantigas.
It is considered as an unexpected process the rule which do not act in contexts where its occurrence is expected, which includes typical cases of opacity (cf. Kiparsky, 1985). So, we can say this research aims also to describe the rules of said opaque phenomena.
However, the main objective is to analyze the treatment of deviant forms in the context of phonological theories from structuralism to newer models like Optimality Theory. It was possible to note that theories generally have serious difficulties in inserting stylistic processes in grammar being Lexical Phonology (KIPARSKY, 1982, 1985; MOHANAN, 1986; PULLEYBLANK, 1986) the theory that most approaches a solution, as it describes such phenomena and fits them in phonological grammar. Because of this, this thesis argues that these cases can not be relegated to the margins of grammar.
Thus, for description and analysis of sandhi and paragoge rules we will use the model proposed by Lexical Phonology (KIPARSKY, 1982, 1985, MOHANAN 1986; PULLEYBLANK, 1986), as well as studies on syllable structure – like Selkirk (1982) and Collischonn (2005) –, since this analysis requires detailed syllabic structure description.
From the data analysis it was concluded that troubadours did not have so much freedom to "create" or not deviant forms according to their own will to satisfy artistic needs and this fact is corroborated by the very low margin of will available to them.

Keywords: Medieval Portuguese, Cantigas de Santa Maria, stylistic phonological processes, sandhi, paragoge, Lexical Phonology, opacity.
Tipo Defesa-Doutorado
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