|
|
Aluno(a) |
Marlene Aparecida Viscardi |
Titulo |
A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E SEUS DESAFIOS |
Orientador(a) |
|
Data |
13/11/2002 |
Resumo |
No desenvolver desta pesquisa buscou-se, através da reflexão acerca de algumas teorias lingüísticas, psicológicas e educacionais sobre o tema da aquisição da língua escrita por crianças, um aprofundamento de alguns aspectos que norteiam esse tema, com a finalidade de contribuir para um melhor entendimento dos mecanismos que as crianças utilizam para compreender o sistema da escrita, bem como verificar como a área da Lingüística pode contribuir para a análise e a interpretação das fases do desenvolvimento da língua escrita.
Para isso, foi analisada a produção escrita de quatro crianças no início da alfabetização, durante o período de um ano. Nesse tempo, manteve-se sempre o contato com a professora alfabetizadora, bem como com os pais das crianças, sem nenhuma interferência no método educativo adotado pela escola. Os resultados obtidos com as crianças foram se tornando explícitos à medida que os objetivos das atividades oferecidas e desenvolvidas eram esclarecidos, elas, sentindo-se mais seguras, começaram a refletir sobre a língua escrita. A partir disso, elas passaram a entender o processo lingüístico, evoluindo e superando as etapas de desenvolvimento cognitivo; construindo o seu próprio conhecimento, elas aprenderam a escrever. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|