UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Marlene Aparecida Viscardi
Titulo A AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESCRITA E SEUS DESAFIOS
Orientador(a)
Data 13/11/2002
Resumo No desenvolver desta pesquisa buscou-se, através da reflexão acerca de algumas teorias lingüísticas, psicológicas e educacionais sobre o tema da aquisição da língua escrita por crianças, um aprofundamento de alguns aspectos que norteiam esse tema, com a finalidade de contribuir para um melhor entendimento dos mecanismos que as crianças utilizam para compreender o sistema da escrita, bem como verificar como a área da Lingüística pode contribuir para a análise e a interpretação das fases do desenvolvimento da língua escrita.
Para isso, foi analisada a produção escrita de quatro crianças no início da alfabetização, durante o período de um ano. Nesse tempo, manteve-se sempre o contato com a professora alfabetizadora, bem como com os pais das crianças, sem nenhuma interferência no método educativo adotado pela escola. Os resultados obtidos com as crianças foram se tornando explícitos à medida que os objetivos das atividades oferecidas e desenvolvidas eram esclarecidos, elas, sentindo-se mais seguras, começaram a refletir sobre a língua escrita. A partir disso, elas passaram a entender o processo lingüístico, evoluindo e superando as etapas de desenvolvimento cognitivo; construindo o seu próprio conhecimento, elas aprenderam a escrever.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara