|
|
Aluno(a) |
Lauro José de Cunha |
Titulo |
Do sintagma nominal ao discurso interior: o percurso para a compreensão escrita da frase em língua inglesa |
Orientador(a) |
|
Data |
13/03/2002 |
Resumo |
Considera-se, neste trabalho, que o conhecimento implícito ou explícito da constituição estrutural do sintagma nominal da língua portuguesa leva alunos concluintes de um curso de graduação em Letras, habilitação em Língua Inglesa, a transferirem esse conhecimento na compreensão escrita de materiais produzidos em língua inglesa. O trabalho apresenta os resultados obtidos em duas tarefas em que se avalia o processamento dos sintagmas nominais em alunos concluintes de um curso de graduação. A abordagem de pesquisa a partir do corpus tem o objetivo de determinar se o aluno transfere estruturas da Língua Portuguesa na leitura de materiais em Língua Inglesa, se identifica o sintagma nominal como uma unidade estrutural, e se percebe as relações semânticas no interior desse sintagma. Os resultados confirmam a existência de transferência do conhecimento estrutural da Língua Materna, o Português, na leitura de materiais em Língua Inglesa, configurando uma interferência negativa, atribuída, em parte, a lacunas no ensino da Língua Inglesa no curso de graduação. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|