UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Jaqueline Jorente
Titulo Relações Parafrásticas? O léxico sob uma perspectiva enunciativa
Orientador(a)
Data 22/05/2012
Resumo O objetivo deste trabalho é estudar relações léxico-gramaticais no processo de produção de significação em redações de alunos, a fim de, por meio de tais reflexões, apresentar discussões voltadas ao ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa. O enfoque faz-se a partir de relações identificadas tradicionalmente como sinonímicas. Tem-se como referencial teórico a “Teoria das Operações Predicativas e Enunciativas” proposta por A. Culioli, que defende uma articulação entre linguagem e línguas naturais, bem como um trabalho com o conceito de “noção”. O corpus de pesquisa é composto por produções textuais selecionadas como ocorrências a partir das quais se discute a hipótese de que a construção lexical é delineada por relações léxico-gramatical-discursivas. Tal perspectiva implica repensar os conceitos clássicos de relações sinonímicas ou parafrásticas e vem confrontar-se com a visão tradicional acerca do léxico, que geralmente é abordado como tendo um estatuto pleno na língua. A proposta é mostrar que o trabalho com léxico seria redutor quando desconsidera o papel de outras unidades lexicais e das unidades gramaticais envolvidas na produção de significação e levantar uma reflexão sobre a relevância de se adotar no ensino uma abordagem lexical sob a perspectiva enunciativa.

Palavras – chave: Enunciação. Léxico. Ensino. Linguagem. Línguas. Noção.


Abstract
The aim of this research is to study lexical and grammatical relationships in the production of meaning in students’ essays, in order to present discussions about Portuguese language learning and teaching. The approach is based on relationships traditionally identified as synonymous. The theoretical basis is the “Theory of Predicative and Enunciative Operations”, proposed by A. Culioli, which advocates an articulation between language and natural languages, as well as a work with the concept of “notion”. The research corpus consists of textual productions selected as occurrences from which we discuss the hypothesis that the lexical construction is delineated by lexical-grammatical-discursive relationships. This perspective implies rethinking the classical concepts of synonymic relations and confronts the traditional lexical approach, which usually considers the lexicon as having a full status in the language. The study aims to show that working with lexicon without considering the role of the other lexical unites and grammatical unites involved in the production of meaning is reductive. It also raises a reflection on the relevance of adopting an enunciative lexical approach for language teaching.

Keywords: Enunciation. Lexicon. Teaching. Language. Languages. Notion.
Tipo Defesa-Doutorado
Texto Completo

APG 2.0
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