UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Fabíola Aparecida Sartin Dutra Parreira de Al
Titulo A linguagem e o ensino de língua inglesa: um estudo do modal can
Orientador(a)
Data 17/12/2002
Resumo Este trabalho apresenta um estudo sobre as concepções de linguagem no processo de ensino e aprendizagem de inglês. Tal estudo é realizado ao analisarmos enunciados com o verbo modal do inglês can. A referida análise é fundamentada na Teoria das Operações Enunciativas de Antoine Culioli, modelo teórico que concebe a linguagem como atividade incessante de construção de enunciados. O interesse por esse tema se baseia no fato de que o ensino de línguas acontece com a ausência de uma reflexão mais profunda sobre a linguagem. Tradicionalmente, ensina-se a língua inglesa através de regras prontas e o aluno não tem a oportunidade de refletir sobre a linguagem. Essa pesquisa propõe, por meio de análises, maneiras de se refletir sobre o uso do can, pois os três usos (capacidade, permissão e possibilidade) aparecem simultaneamente em um mesmo enunciado. A partir dessas análises, esperamos contribuir para que os professores de Língua Estrangeira, inglês, possam trabalhar com esse modalizador em aulas mais reflexivas, dada a complexidade da modalização. Concluindo, após este estudo, podemos afirmar que a reflexão é um exercício imprescindível para o desenvolvimento de um ensino diferenciado.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara