|
|
Aluno(a) |
Érica Maio Taveira Grande |
Titulo |
O desenvolvimento da consciência metalingüística e o processo de aquisição da escrita |
Orientador(a) |
|
Data |
18/03/2002 |
Resumo |
A aquisição da escrita é um processo ativo e complexo, que envolve diferentes variáveis. Nesta pesquisa, tal processo foi estudado a partir de uma abordagem psicolingüística, pela qual se privilegia a análise do desenvolvimento da consciência metalingüística em seus diversos aspectos (consciência pragmática, consciência sintática, consciência da palavra, consciência silábica e consciência fonêmica), sem, no entanto, descartarem-se as variáveis sociais envolvidas. Através do estudo de caso, foram acompanhadas, durante um ano letivo, três crianças com dificuldades de aprendizagem na fase de alfabetização inicial. Nesta pesquisa, constatou-se que atividades lingüísticas voltadas para o desenvolvimento da consciência metalingüística contribuem para a compreensão dos mecanismos lingüísticos de base (entre esses o princípio alfabético) e, conseqüentemente, para a aquisição da escrita. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|