UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Caio Vieira Reis de Camargo
Titulo Tipologia e uso da voz média em Apolodoro: estudo semântico baseado em corpus.
Orientador(a)
Data 05/01/2012
Resumo Nos estudos históricos sobre as línguas, constata-se que a voz média grega tem sua origem anterior à passiva, configurando-se, ao lado da ativa, como uma das possibilidades de construção do sentido verbal. Sua compreensão, contudo, limita-se, em grande parte, às abordagens normativas apresentadas pelas gramáticas gregas, as quais, em sua maioria, não conseguem abarcar a diversidade de emprego desse traço do verbo grego. Embora não seja tão prolífica quanto a ativa, compreender a voz média não se restringe a entender sua morfologia, uma vez que seu campo semântico é bastante amplo e encontrar um padrão para seu emprego não é uma tarefa simples. Existe algum elemento semântico que una esses diferentes tipos de uso? Se sim, como identificá-lo? Compreendidos os vários usos da voz média como uma estrutura polissêmica, de que forma esses empregos estão relacionados uns aos outros?
Em nosso percurso investigativo, buscamos uma intersecção capaz de abarcar toda a complexidade do emprego da voz média grega. Diante dessa diversidade, nossa análise gira em torno da noção de afetividade do sujeito, elemento este presente nos exemplos levantados e analisados e diretamente ligado aos papéis semânticos dos sujeitos oracionais, tornando possível encontrar os traços semânticos que auxiliam e aprofundam na análise da medial. Estudar um dado aspecto linguístico requer o contato direto com determinada língua e, no caso do grego antigo, uma língua literária, ou seja, não utilizada para a comunicação, o contato direto é feito com os textos e, no caso deste trabalho, o corpus selecionado foi a obra Biblioteca, de Apolodoro. A Linguística de Corpus, como ferramenta metodológica, permite-nos aplicar um estudo empírico da língua, de forma a, por meio de softwares selecionados, aprofundar no estudo da voz média grega, elegendo, com base na teoria funcional-cognitiva, os critérios que permitem o seu entendimento.
ABSTRACT


This research was elaborated as a sequence of my undergraduate research,
supported by FAPESP, under the orientation of Profa. Dra. Edvanda Bonavina da Rosa,
in which we analyzed examples from Greek middle verbs from the mythological
narratives of Library, written by Apolodoro. On this former work, we decided to make a
small theoretical review about the works on ancient Greek middle voice, as well as on
other languages, like Portuguese, in order to establish comparative analysis between
them. Once collected the examples, we have chosen Allan's (2003) groups of middle
verbs to classify the occurrences we found, to define its scope, the most used forms and
to formulate hypothesis to make reflections upon the attempt to delimitate Greek's
middle voice within its all variable uses.
On this master degree's dissertation, under Profa. Dra. Anise Abreu Gonçalves
D'Orange Ferreira's orientation, supported by CNPQ, we went deep on our studies about
Greek's middle voice, elaborating a theoretical chapter to this subject, trying to find the
Intersections among middle voice's works, defining its primary aspects, organizing its
different uses and furthermore making clearer the boundaries that separate the middle
voice from the active and the passive. To do so, we chose cognitive linguistics as our
theoretical basis, in order to expand linguistic works on classical studies. Besides, we
have amplified our corpus, selecting Books I, II and III from Apolodoro Library, which
gathers Greek mythological passages, since the beginning of the universe, until Medea's
return to Athens.
On this passages, we extracted middle verbs to utilize our selected criteria.
About this selection, we make a corpus approach, in other words, we use softwares to
improve our research, in both efficiency and speed, as well as to become possible more
plausible conclusions. Amplifying the corpus, we still use Allan's classifications to
classify the middle verbs. Therefore, we present on this work one large study about the
issue, so it can be a reformulation from what other authors have written.


Key-words: Middle voice; ancient Greek; cognitive linguistics; corpus approach
Tipo Defesa-Mestrado
Texto Completo

APG 2.0
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