|
|
| Aluno(a) |
Beatriz Quirino Arruda |
| Titulo |
Metáfora como figura estilística e argumentativa no texto escrito: um experimento didático-pedagógico |
| Orientador(a) |
|
| Data |
14/11/2002 |
| Resumo |
Escrever é uma tarefa considerada difícil e complicada no universo educacional, tanto por parte do professor quanto por parte do aluno. Especificamente, quando tratamos de textos argumentativos, faz parte do senso comum a idéia de que o texto deva ser o máximo possível objetivo e racional. A nossa proposta é de trabalhar a argumentação do ponto de vista da persuasão, usando a metáfora para criar e /ou intensificar os argumentos, desenhando cenários de emoção, criatividade e sensibilidade, e, ampliando, assim, as estratégias didáticas em relação ao ensino de redação. O aparato teórico em que nos apoiamos é, principalmente, o Funcionalismo Lingüístico, com destaque para a Semântica Cognitiva dentro de uma visão mais ampla de argumentação, que chamamos de Nova Retórica. |
| Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|