UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Beatriz Quirino Arruda
Titulo Metáfora como figura estilística e argumentativa no texto escrito: um experimento didático-pedagógico
Orientador(a)
Data 14/11/2002
Resumo Escrever é uma tarefa considerada difícil e complicada no universo educacional, tanto por parte do professor quanto por parte do aluno. Especificamente, quando tratamos de textos argumentativos, faz parte do senso comum a idéia de que o texto deva ser o máximo possível objetivo e racional. A nossa proposta é de trabalhar a argumentação do ponto de vista da persuasão, usando a metáfora para criar e /ou intensificar os argumentos, desenhando cenários de emoção, criatividade e sensibilidade, e, ampliando, assim, as estratégias didáticas em relação ao ensino de redação. O aparato teórico em que nos apoiamos é, principalmente, o Funcionalismo Lingüístico, com destaque para a Semântica Cognitiva dentro de uma visão mais ampla de argumentação, que chamamos de Nova Retórica.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara