|
|
Aluno(a) |
Suselani Mattiassi |
Titulo |
Leitura, gramática e redação na 8ª série do ensino fundamental |
Orientador(a) |
|
Data |
17/05/2002 |
Resumo |
Esta dissertação pretende investigar a atuação do professor de língua materna na oitava série do ensino fundamental e o tratamento que ele dispensa às práticas pedagógicas de leitura, gramática e redação.
A partir da pesquisa de campo desenvolvida procuramos apontar se, no desenvolvimento do trabalho pedagógico acompanhado, houve a preocupação de se ampliarem as habilidades lingüísticas dos alunos dessa série, pela integração plena dessas três práticas pedagógicas. A pesquisa revelou que falta ao ensino uma integração das práticas de leitura, gramática e redação.
O trabalho de investigação foi realizado em três escolas da rede pública estadual, da Diretoria de Ensino de Araraquara.
Para o desenvolvimento da pesquisa buscamos apoio nos princípios teóricos da Lingüística do Texto e da Sociolingüística.
Preconizamos o desenvolvimento de um ensino produtivo, cujo objetivo é ampliar a competência lingüística dos alunos, implicando na aquisição de novas habilidades de uso dos recursos lingüísticos, dando aos aprendizes condições de domínio sobre a norma culta e sobre as demais variantes da língua. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
|
|
|
|