UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Suselani Mattiassi
Titulo Leitura, gramática e redação na 8ª série do ensino fundamental
Orientador(a)
Data 17/05/2002
Resumo Esta dissertação pretende investigar a atuação do professor de língua materna na oitava série do ensino fundamental e o tratamento que ele dispensa às práticas pedagógicas de leitura, gramática e redação.
A partir da pesquisa de campo desenvolvida procuramos apontar se, no desenvolvimento do trabalho pedagógico acompanhado, houve a preocupação de se ampliarem as habilidades lingüísticas dos alunos dessa série, pela integração plena dessas três práticas pedagógicas. A pesquisa revelou que falta ao ensino uma integração das práticas de leitura, gramática e redação.
O trabalho de investigação foi realizado em três escolas da rede pública estadual, da Diretoria de Ensino de Araraquara.
Para o desenvolvimento da pesquisa buscamos apoio nos princípios teóricos da Lingüística do Texto e da Sociolingüística.
Preconizamos o desenvolvimento de um ensino produtivo, cujo objetivo é ampliar a competência lingüística dos alunos, implicando na aquisição de novas habilidades de uso dos recursos lingüísticos, dando aos aprendizes condições de domínio sobre a norma culta e sobre as demais variantes da língua.
Tipo Defesa-Mestrado

APG 2.0
Copyright 2014 (c) UNESP - Faculdade de Ciências e Letras do Campus de Araraquara