|
|
Aluno(a) |
Michele Lidiane da Silva |
Titulo |
Discussões em Fóruns voltados para o trabalho colaborativo Online: um estudo de caso. |
Orientador(a) |
|
Data |
19/09/2011 |
Resumo |
O presente trabalho teve como principal objetivo a reflexão sobre as características da discussão em fóruns online em um AVA e sua utilização como ferramenta que venha contribuir para o processo reflexivo de ensino-aprendizagem. Para tanto, apresentou-se um estudo de caso a partir de dados coletados em um curso de extensão ministrado na modalidade semipresencial na UNESP /Araraquara. Para uma melhor organização o trabalho foi dividido em três olhares: o primeiro olhar diz respeito aos pressupostos teóricos para caracterização do fórum de discussão. As noções baktinianas de constituição dos gêneros conteúdo temático, estilo, construção composicional; as contribuições de Marcuschi (2008) ao tratar os fóruns virtuais como gênero emergente, sugerindo várias comparações entre os gêneros e as atribuições do gênero como um instrumento educacional de Shneuwly e Dolz (2004) foram os trabalhos que nortearam este estudo segundo a natureza desse gênero; um segundo olhar se dedicou às teorias educacionais. Além de procurar compreender a situação atual da educação a distância no Brasil lançou-se mão da teoria desenvolvida por R. Garrison, T. Anderson e W. Archer (2000), cujos pressupostos se basearam na obra de Vygotsky, sobre as Comunidades de Investigação e as presenças social, cognitiva e de ensino existentes nessas comunidades, de acordo com os autores. E, para analisar as questões referentes ao uso da linguagem foram utilizados os pressupostos de Eggins & Slade (1997), que dialogam com a teoria de Garrison et al (2000) em busca de respostas para a questão das marcas de interatividade nos fóruns. Em relação às características do fórum virtual no Moodle, percebeu-se que há a disposição vários recursos e tipos de fóruns que podem ser utilizados na elaboração de diferentes atividades, constituindo-se como uma ferramenta muito eficiente em cursos de formação a distância que visem a reflexão, sendo permitido, através dele, que professores e alunos registrem e acompanhem seu processo de construção do conhecimento, há uma forte concomitância em relação as presenças social, cogntiva e de ensino, sendo que as marcas e/ou expressões linguísticas reconhecidas em cada mensagem serviram como base para se compreender que função ou que tipo de presença os participantes possuiam no fórum, influenciando ou não o trabalho desenvolvido.
Palavras chave: discussão. trabalho. colaboração. reflexão. aprendizagem. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|