|
|
Aluno(a) |
Carla Raqueli Navas Lorenzoni |
Titulo |
Teleencuentros: análise da atividade didática mediada por videoconferência no ensino de espanhol |
Orientador(a) |
|
Data |
19/09/2011 |
Resumo |
Este estudo tem por objetivo principal descrever a atividade de ensino-aprendizagem de língua espanhola mediada por videoconferência/teleencuentros. Com isso, são descritas a configuração desta nova(?) atividade didática e a participação e a percepção da comunidade envolvida no processo. Além disso, são avaliadas as potencialidades e as dificuldades que essa modalidade de interação traz para as atividades de sala de aula com ênfase no canal oral nesse novo contexto. Os dados dessa pesquisa foram coletados a partir do desenvolvimento de uma unidade de estudo baseada em um modelo de Educação a Distância. Essa unidade foi aplicada aos alunos matriculados na disciplina Língua Espanhola I, do primeiro semestre do curso de Letras (diurno e noturno) em uma universidade pública do interior de São Paulo. Para a coleta foram utilizados: dois questionários, gravações dos teleencuentros e caderno de notas feito pela professora-pesquisadora. A fundamentação teórica apresenta a Teoria da Atividade (TA), Prahbu (1990, 2000/2001), Kumaravadivelu (1994, 2001), Moore e Kearsley (2007), que orientam a análise da configuração do contexto em questão e os pontos de vista de sujeitos envolvidos. Também são base teórica Tusón Valls (2003) e Dols et al. (2004), que direcionam as questões sobre o uso do canal oral nas atividades realizadas nos teleencuentros. Com a descrição da configuração dos teleencuentros, concluímos que é possível promover a interação oral nesse contexto, seja ela entre professor-aluno/s, aluno-professor e/ou aluno-aluno, e desenvolver o ensino-aprendizagem de língua espanhola por videoconferência. Foram observados problemas técnicos que não colaboravam com o desenvolvimento dos teleencuentros e que devem ser evitados em possíveis contextos futuros.
Palavras chave: videoconferência; interação; ensino-aprendizagem; língua espanhola. |
Tipo |
Defesa-Mestrado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|