UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Luciana Rocha Cavalcante
Titulo "A ORALIDADE NOS CURSOS A DISTÂNCIA DE LICENCIATURA EM LETRAS COM HABILITAÇÃO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA"
Orientador(a)
Data 15/09/2011
Resumo Esta tese tem como objetivo analisar o lugar da oralidade nos cursos de licenciatura em Letras a distancia com formação em língua estrangeira, para que sejam investigadas as Concepções de Lingua(gem) e de Ensino que norteiam esse fazer pedagógico, oportunizando o desenvolvimento das habilidades de ouvir e falar em um idioma estrangeiro através das tecnologias de informação e comunicação adotadas na atualidade. Nesta direção, constrói-se, inicialmente, um percurso da evolução da comunicação humana para, posteriormente, a partir da literatura, se compreender o fenômeno da linguagem num nível que extrapola a dicotomia língua/fala até o conceito de discurso. Descreve-se, não só, a historização da língua estrangeira ao longo da evolução das tecnologias que auxiliam ao seu ensino, como também, a sua inserção na condição de disciplina curricular da Educação Brasileira. Apresenta-se ainda um panorama do ensino superior no Brasil, com ênfase nos cursos de Letras, na modalidade de ensino a distância, a partir dos dados disponibilizados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), referentes ao ano de 2008. Abordam-se métodos e técnicas de ensino de língua estrangeira por meio de teóricos, ademais trata-se da oralidade como veículo da memória dizível em relação ao ensino de LE. Realiza-se uma investigação com base no levantamento bibliográfico e na pesquisa de campo, o qual resultou em um corpus constituído de enunciados de documentos jurídicos e pedagógicos e respostas a entrevistas e questionários aplicados com coordenadores e tutores de LE a distância, que foram analisados considerando as categorias inerentes à Análise do Discurso como discurso, sujeito e memória à luz dos estudos de Pêcheux (1988,1997 e 1999) e Foucault (1999 e 2008). Esta pesquisa revela que a oralidade ocupa um lugar secundário nessa modalidade de ensino nos cursos de Letras, em virtude, principalmente, de problemas de infraestrutura tecnológica, pela substituição das atividades orais por escritas e pela carga horária reduzida para a realização de atividades interativas que necessitam das habilidades de ouvir, interpretar e falar.
Palavras-chave: Oralidade. Concepção de Lingua(gem). Ensino de Línguas Estrangeiras. Ensino a distância. Discurso. Sujeito.
Tipo Defesa-Doutorado
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