UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Rosângela Sanches da Silveira
Titulo Um olhar sobre o ensino de língua estrangeira em contexto de escola pública: foco na abordagem de ensino
Orientador(a)
Data 03/05/2002
Resumo A presente pesquisa tem por objetivo investigar algumas situações de ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira (LE) no Ensino Fundamental, dentro de um contexto instrucional e formal, a sala de aula de línguas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa de diagnóstico em sala de aula, centrada na investigação do processo de ensinar/aprender LE (Inglês) em contexto de escola pública. O foco deste trabalho está na análise da abordagem de ensinar línguas do professor, partindo do princípio que esta análise possibilita uma visão holística dos elementos que atuam no processo de ensino-aprendizagem de línguas e considerando que a análise da abordagem torna possível a descrição do como e a compreensão e explicação do porquê um professor ensina como ensina. Dado o caráter essencialmente abstrato de uma abordagem de ensino, considerada, nesta pesquisa, a filosofia de trabalho que orienta as ações e decisões do professor ao ensinar línguas, procurou-se buscar evidências da abordagem de ensino de um determinado professor ao registrar o que ele é capaz de verbalizar a respeito de suas concepções sobre língua/linguagem/língua estrangeira, aprender e ensinar línguas, e como estas concepções se concretizam em suas ações em sala de aula. Deste modo, para responder a pergunta de pesquisa inicial: A prática em sala de aula de um determinado professor de Língua Estrangeira condiz com a abordagem de ensino na qual ele diz estar inserido?, estabeleceu-se trabalhar com o estudo de caso de cunho etnográfico, ou seja, com a aplicação de métodos etnográficos (como a utilização de gravações de aulas em áudio e vídeo, entrevistas e anotações de campo) ao estudo de um caso. Após a análise dos dados, concluiu-se que o professor em questão encontra-se em uma fase de transição entre o teoricamente desejado e sua prática uma vez que tanto o seu dizer quanto o seu fazer em sala de aula demonstram algumas aproximações com a abordagem comunicativa. Contudo, a forte influência da abordagem gramatical e a falta de conhecimento sobre como trabalhar dentro do novo paradigma impedem que haja mudanças mais significativas tanto na abordagem de ensino do professor como na sua prática pedagógica.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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