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Aluno(a) |
Maria Flávia de Figueiredo Pereira Bollela |
Titulo |
Uma proposta de ensino da pronúncia da língua inglesa com ênfase nos processos rítmicos de redução vocálica |
Orientador(a) |
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Data |
28/02/2002 |
Resumo |
O tema do presente trabalho é decorrência de uma longa trajetória de estudos acerca da pronúncia da Língua Inglesa (LI) e das possibilidades de seu ensino para falantes do Português do Brasil (PB). No decurso de incessantes tentativas de facilitar o processo ensino-aprendizagem dos aspectos fonético-fonológicos da LI para falantes do PB, deparamos com a relevância do papel exercido pela redução vocálica motivada ritmicamente na configuração do sistema sonoro da LI. Este trabalho surgiu, então, como uma tentativa de descrever: a) o lugar ocupado pela redução vocálica (schwa) na pronúncia da LI; b) o papel desempenhado por essa característica no processo ensino-aprendizagem da pronúncia do inglês e c) os efeitos dessa aprendizagem (isto é, da conscientização dessa redução) na produção oral e na discriminação auditiva dos alunos. Para isso, efetuou-se uma descrição dos processos rítmicos de redução vocálica em inglês, seguida de um relato de suas implicações no ensino da pronúncia da LI para falantes do PB. A escolha desse público - falantes nativos do PB - foi determinada pelo desejo de que nosso trabalho venha contribuir para a melhoria do ensino da LI no contexto nacional. O trabalho contempla a proposição de uma abordagem pedagógica para o ensino de pronúncia da LI, a aplicação dessa abordagem a um grupo de professores e, finalmente, uma análise quantitativa e qualitativa dos resultados apresentados por esse grupo em gravações e questionários Os resultados da pesquisa, abonados por testes estatísticos, demonstraram que a abordagem de ensino proposta nesta tese pode se constituir em um instrumento eficaz à disposição do professor. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
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