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			| Aluno(a) | Kelly Cristina Tannihão |  
			| Titulo | Estudo diacrônico do uso das preposições: documentos latino-portugueses e português paulista moderno |  
			| Orientador(a) |  |  
			| Data | 20/05/2011 |  
			| Resumo | A presente pesquisa trabalha com duas sincronias linguísticas, focalizando as mudanças morfossintáticas sofridas pelo sistema das preposições. A primeira sincronia é um estágio do processo de evolução do sistema latino.  Nessa sincronia, as preposições analisadas são: ad, cum, de e in. Para a outra sincronia, trabalha-se com um córpus de redações escritas por estudantes que estejam concluindo ou que tenham concluído o ensino médio na rede paulista de ensino. As preposições analisadas, nessa sincronia, são: a, com, de, em, para e por, que constituem as preposições mais gramaticalizadas no português. Considera-se que há diglossia nas duas sincronias, ou seja, são utilizadas variedades diferentes na fala e na escrita, sendo que a forma representada pela escrita das duas sincronias é aprendida com a educação formal. Os objetivos do trabalho são: (i) fazer um estudo do uso do emprego das preposições e dos casos regidos por elas em um estágio tardio do sistema latino; (ii) analisar o português paulista moderno,  dando ênfase ao apagamento das preposições em determinadas funções; e (iii) relacionar as informações obtidas nas duas análises com o intuito de construir um quadro de convergências no emprego do sistema prepositivo. A pesquisa tem caráter histórico, adota a abordagem funcionalista dos estudos linguísticos e a Teoria da Variação e Mudança Linguísticas, além do programa estatístico GOLDVARB. Com as análises foi possível constatar que há vazamento da diglossia nas duas sincronias; que a frequência de ocorrência das preposições nos dois estágios linguísticos estudados é muito semelhante; e que as preposições mais suscetíveis de variação são as mesmas nas duas sincronias. 
 Palavras-chave: Preposição. Variação linguística. Latim. Português. Apagamento preposicional. Diglossia.
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			| Tipo | Defesa-Mestrado |  
			| Texto Completo |  |  
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