|
|
Aluno(a) |
Mônica Baltazar Diniz Signori |
Titulo |
Cultura plural, olhar parcial: a leitura no livro didático de Língua Portuguesa |
Orientador(a) |
|
Data |
21/03/2002 |
Resumo |
Teoricamente, as obras didáticas de Língua Portuguesa recomendadas pelo Ministério da Educação devem contribuir para a realização dos ideais de democracia afirmados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e pelo Programa Nacional do Livro Didático. Sendo assim, o trabalho realizado por essas coleções didáticas deve ser a expressão do respeito pela diversidade cultural brasileira.
No entanto, atuando como intermediária entre propostas educacionais e a realidade de sala de aula, a obra didática se organiza em meio a um jogo ideológico que, visando à manutenção de valores tradicionalmente instituídos, tende a reduzir toda diversidade à homogeneidade.
A partir dessas reflexões, foram analisadas as dezoito coleções didáticas integralmente aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático 1999, buscando verificar a relação entre a marca da pluralidade cultural proclamada nos princípios educacionais brasileiros e a sua atualização em sala de aula. Para tanto, dentre os textos que compõem a estrutura das coleções didáticas analisadas, foram selecionados alguns que, sob variados aspectos, suscitam o diálogo sobre a diversidade, com o intuito de se observar a proposta de leitura da obra didática, através da qual a multiplicidade pode ser explorada ou homogeneizada. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
|
|
|
|