UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Wiliam César Ramos
Titulo UM ROTEIRO PARA A ESCRITA DE ABSTRACTS DE ARTIGOS DE PESQUISA: ESTRUTURA RETÓRICA E TÉCNICAS DE ARGUMENTAÇÃO
Orientador(a)
Data 19/05/2011
Resumo A publicação de artigos em revistas científicas é fundamental para o pesquisador validar sua qualidade de membro da comunidade científica a que pertence. Publicar em revistas de prestígio requer de seus autores conhecimento não apenas das normas de apresentação e temas aceitos pela revista, mas, principalmente, dos padrões discursivos e léxico-gramaticais identificáveis nos gêneros produzidos pela comunidade científica à qual se dirigem. No entanto, para ser publicado, o artigo passa por um rigoroso processo de triagem em função da grande quantidade de trabalhos submetidos. O primeiro critério de seleção é a qualidade do abstract, gênero que tem a função de apresentar sucintamente o artigo que representa dando-lhe visibilidade perante o comitê editorial. Entretanto, uma vez publicado, o artigo de pesquisa compete com tantos outros para ser lido e possivelmente citado em novos trabalhos, passando, novamente, por um processo de seleção através do abstract, desta vez pelos pesquisadores que buscam trabalhos que tragam contribuições. Assim, em função da relevância desse gênero na promoção do artigo de pesquisa, visando à sua publicação junto a revistas de prestígio, e à sua leitura por outros pesquisadores, a presente tese de doutorado propõe um roteiro de escrita que auxilie o pesquisador na produção de abstracts de artigo de pesquisa. Tendo em vista que um abstract eficiente deve refletir as convenções nos planos retórico, argumentativo e léxico-gramatical da comunidade científica à qual se dirige, este trabalho abarca os domínios do gênero e da argumentação. No domínio do gênero, abordamos os conceitos de comunidade discursiva e gênero acadêmico de Swales (1990, 1992, 1998); analisamos a estrutura retórica de 150 abstracts (Biologia Celular, Medicina, Direito, Educação, Física, Matemática); e levantamos os expedientes linguísticos mais recorrentes para obtermos padrões retóricos e léxico-gramaticais. No domínio da argumentação, investigamos a presença das técnicas argumentativas de Perelman e Olbrechts-Tyteca (2005) nos abstracts do corpus, de modo a identificar padrões argumentativos. Finalmente, com base nos dados obtidos nos dois domínios, elaboramos o roteiro de escrita. Os resultados revelam padrões em ambos os domínios que refletem convenções adotadas por cada comunidade científica. As Funções Retóricas FR4-RESULTADOS e FR5-CONCLUSÃO são mais frequentes nas áreas da Biologia Celular e Medicina e menos frequentes na Matemática e Educação. A FR2-APRESENTAÇÃO é caracterizada pelo emprego do pronome pessoal we (nós) e do present tense, e, a FR1-CONTEXTUALIZAÇÃO, pelo present perfect. O argumento de definição é predominante na Biologia Celular, o de comparação, na Medicina, e, os de compatibilidade e incompatibilidade, no Direito. Esses dados demonstram que há, de fato, padrões retóricos e argumentativos característicos de cada comunidade científica. O abstract, portanto, deve refletir esses padrões para que, correspondendo às expectativas discursivas e léxico-gramaticais da comunidade à qual se dirige, possa promover a publicação e leitura do artigo que representa.

Palavras-chave: Gênero. Abstract. Estrutura Retórica. Argumentação. Roteiro de escrita.
Tipo Defesa-Doutorado
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APG 2.0
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