UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
"JÚLIO DE MESQUITA FILHO"

Faculdade de Ciências e Letras - Campus de Araraquara
  Agenda Pós-Graduação - Lingüística e Língua Portuguesa

Aluno(a) Magali de Lourdes Caldana
Titulo Elaboração de textos narrativos por alunos da terceira série: análise da produção oral e escrita de alunos de duas escolas públicas
Orientador(a)
Data 24/06/2002
Resumo Este trabalho tem como objetivo analisar as marcas da oralidade na construção de textos escritos e elencar as possíveis influências que as metodologias de ensino exercem no processo de elaboração de narrativas orais e escritas. A literatura, de maneira geral, relaciona o processo de construção de textos orais e escritos à aprendizagem da leitura e da escrita, condicionando-as à metodologia de ensino e às influências socioculturais. A pesquisa foi realizada em duas escolas do ensino público municipal, com metodologias diferentes de ensino, nas quais foram selecionadas, segundo critérios de inclusão e exclusão pré-determinados, quinze crianças em cada uma, que freqüentavam a terceira série. Assim, foram produzidas trinta narrativas orais e escritas, que permitiram a análise da coesão, coerência, estruturação sintática, léxico, erros ortográficos, sinais de pontuação e o papel do professor na elaboração das narrativas orais e escritas. Com base na análise realizada, no que diz respeito às marcas da oralidade na escrita, pôde-se concluir que a escrita das crianças, em ambas as escolas, não demonstrou compromisso com um estilo formal, por exemplo, no que diz respeito ao léxico e a estruturação sintática, pois se apresentou semelhante à elaboração oral. Quanto às diferentes metodologias de ensino existentes nas duas escolas, verificou-se que o método analítico-sintético, utilizado na Escola B propõe atividades que dão ênfase na escrita, isto é, caligrafia, ortografia; a Escola A, que se baseia no contrutivismo, não trabalha exaustivamente estes aspectos, dando maior ênfase ao conteúdo do que às regras da escrita formal. A análise dos textos elaborados oralmente e por escrito confirmaram as diferenças de enfoque das duas metodologias.
Tipo Defesa-Doutorado

APG 2.0
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