|
|
Aluno(a) |
Marta Maria Pagadigorria |
Titulo |
Funcionalidade das parábolas e das imagens em artigos de opinião: uma proposta de leitura |
Orientador(a) |
|
Data |
05/05/2011 |
Resumo |
Tem esta tese o objetivo de relatar uma pesquisa cujo objeto de análise foi o desenvolvimento
de estratégias para capacitar os alunos do ensino médio a aumentar sua proficiência
em leitura. O corpus analisado constitui-se de textos que envolvem uma estrutura de
parábola, textos em que uma primeira parte narra um evento e, a seguir, a segunda parte
projeta esse evento naquilo que de fato é a ideia defendida pelo autor. Esse tipo de texto
configura, indiretamente, uma argumentação por analogia e, ao mesmo tempo, a utilização
de um recurso de presença, de acordo com Perelman e Olbrechts-Tyteca (1988). O modelo
teórico escolhido foi o da linguística cognitiva e, dentro dele, mais especificamente, a teoria
da Integração conceptual ou blending conceptual, desenvolvida por Fauconnier e Turner
(2002).
Metodologicamente trabalhou-se com artigos de opinião publicados na mídia impressa,
que foram apresentados a uma classe de alunos da 1ª série do ensino médio de uma
escola pública do Estado de São Paulo. Primeiramente, sem nenhuma explicação, foi pedido
que descrevessem o que tinham entendido do texto. A seguir, foi explicado o processo
cognitivo de integração entre as duas partes do texto. Antes da explicação, quase sempre os
alunos se fixavam na história inicial sem entender o processo global de projeção. Depois da
explicação, os alunos conseguiram construir em suas mentes o processo de projeção e entender
o que, de fato, o autor pretendia dizer, aumentando bastante sua capacidade de entendimento
e interpretação de leitura.
A pesquisa demonstrou que o trabalho com a produção textual a partir desse modelo
teórico fundamentado na lingüística cognitiva permite ultrapassar a compreensão passiva
dos textos, contribuindo para a formação de alunos.
A contribuição da pesquisa pode ser constatada na produção textual feita pelos alunos
após a explicação das estratégias cognitivas. Houve um progresso na compreensão mais
ampla dos textos como também no entendimento dos recursos cognitivos que possibilita
aos alunos empregá-los em outros textos. |
Tipo |
Defesa-Doutorado |
Texto Completo |
|
|
|
|
|